null Docente da Unifor é agraciada com Comenda do Mérito Farmacêutico

Sex, 15 Março 2019 14:54

Docente da Unifor é agraciada com Comenda do Mérito Farmacêutico

Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira professora agraciada com Comenda do Mérito Farmacêutico. Foto: arquivo pessoal.

O Conselho Regional de Farmácia do Ceará promove, na próxima sexta (15/03), a partir das 18h30, a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira, professora da Unifor há 20 anos, atualmente no Mestrado em Ciências Médicas e na Graduação em Farmácia, será uma das agraciadas do evento.

“Receber essa homenagem do Conselho Regional de Farmácia do Ceará como profissional farmacêutica por minha atuação na área do ensino, enche-me de alegria e satisfação e, assim, me estimula a prosseguir no movimento da permanente busca de novas realizações e na concretização de novos sonhos. O sentimento é de felicidade. Fico muito feliz, agradecida e honrada pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvo há quase 20 anos na Unifor, instituição de excelência que me permite contribuir com a formação de farmacêuticos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa  e saudável”, revelou Ana Cristina sobre a homenagem.

Ana Cristina, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1995), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Bioquímica pela UFC (2002). É Professora titular da Unifor e Membro da Academia Cearense de Farmácia e da Academia Cearense de Ciências.

Membro Ordinário da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e Membro da American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB). Foi Assessora da Coordenação do Curso de Graduação em Farmácia da Unifor (2002-2005) e Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia da Unifor (2005-2007). Diretora do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex). Participa como professora-orientadora do quadro permanente dos programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor e do Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO. Bolsista de Produtividade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Comenda do Mérito Farmacêutico

É um prêmio atribuído pelo Conselho Federal de Farmácia do Brasil aos Farmacêuticos ou entidades, que tenham uma importância de relevo na profissão farmacêutica e nos cuidados de saúde de um país e é concedida:

Aos farmacêuticos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado, ao Município e ao País no exercício da profissão;
Aos farmacêuticos que contribuíram para o engrandecimento e/ou reconhecimento da profissão, no âmbito do seu serviço, por meio do ensino, pesquisa, extensão, projetos, ação social, entre outras ações;
Às instituições e/ou corporações civis ou militares, profissionais, entidades públicas ou privadas, autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, órgãos governamentais e não governamentais, instituições outras que por meio de seus dirigentes, representantes, tenham contribuído de alguma forma com a profissão farmacêutica e merecedores de homenagem pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará.

Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo
Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC)
15 de março de 2019 – 18h30