angle-left Egresso do curso de Psicologia da Unifor lança livro de poesias em Portugal

Qui, 30 Maio 2019 10:52

Egresso do curso de Psicologia da Unifor lança livro de poesias em Portugal

“Dos males da falsa hóstia ou a história em que uma hóstia me engoliu” é o segundo livro de Francisco Wellington Barbosa Jr, egresso do curso de Psicologia da Unifor e membro do Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor.

A obra está ganhando o mundo e tem uma agenda de lançamento para este ano. O próximo será no dia 19 de junho, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, na cidade de Braga, Portugal. Depois a obra será lançada no “I Encontro Interdisciplinar de Estudos sobre Literatura: Novos Olhares entre o Ceará e o Alentejo”, realizado nos dias 9 e 10 de outubro, em Évora, também em Portugal.

De acordo com o autor, “Dos males da falsa hóstia ou a história em que uma hóstia me engoliu” é um livro de guerra: “São mais de 50 poemas de guerra na microfísica de meu corpo, guerra entre a palavra de um corpo contido e o corpo que o contém, guerra onde narro minha história, a história deste corpo morto, deste corpo que não havia, e como meu corpo foi ganhando voz, foi nascendo, foi rasgando-me. O livro é a história de um parto. De um parto violento. De um parto para a vida. Porque a morte desde há muito fora presente. Eu já era a própria morte”, destaca.

A ilustração da capa é do artista Leonardo Mathias, que também assina o projeto gráfico e a diagramação.

Lançamentos

Disponível no catálogo da Editora Patuá, o livro já foi lançado em algumas cidades do Brasil e em Portugal.

No mês de abril, o primeiro lançamento ocorreu na Livraria e Café Literário Patuscada, em São Paulo. O segundo lançamento foi em Fortaleza, no espaço Transforme Coworking, durante a roda de conversa “Estar em si mesmo: uma conversa sobre ócio, silêncio e resistências na cultura contemporânea”, uma realização do Laboratório OTIUM, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor.

O terceiro lançamento ocorreu na Paragem Cultural, evento organizado por estudantes do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho, Portugal.  O quarto lançamento contou com pesquisadores portugueses, estadunidenses e canadenses, no Grupo de Investigação Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo, da Universidade do Minho, Portugal.

Sobre o autor

Nascido em Quixeramobim, município do sertão cearense, Francisco  Welligton Barbosa Jr é Poeta, psicólogo, mestre em Literatura (Universidade de Évora, Portugal) e doutorando em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro, Portugal), além de membro colaborar do Laboratório OTIUM (PPGPSI-Unifor) e do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (Universidade de Aveiro, Portugal).

Em 2016, o poeta lançou sua primeira obra “Impermanências”, em que fala sobre a necessidade da mudança, para o desvelar do próprio sujeito e de tudo o mais que existe.

No momento, o autor reside em Portugal, onde realiza Doutorado em Estudos Culturais, em que estuda a escrita enquanto liberadora das potências humanas, sufocadas por valores dominantes. “E entre tudo, sigo vivendo e escrevendo(-me) a própria vida, denunciando o que muitos calam e outros sequer percebem. Sigo escrevendo, e fazendo de cada nova palavra uma parte de meu corpo, uma palavra que me pare e me faz sempre novo”, reflete ele.

Serviço

Lançamentos do livro “Dos males da falsa hóstia ou a história em que uma hóstia me engoliu”
Dia 19 de junho de 2019, às 19h, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga, Portugal)
Dias 9 e 10 de outubro de 2019, durante o I Encontro Interdisciplinar de Estudos sobre Literatura: Novos Olhares entre o Ceará e o Alentejo (Évora, Portugal)