null Entrevista Nota 10: Roberto Moura e a necessidade profissional da educação continuada

Seg, 14 Agosto 2023 15:21

Entrevista Nota 10: Roberto Moura e a necessidade profissional da educação continuada

Novo coordenador da Educação Continuada da Universidade de Fortaleza fala sobre a importância da formação contínua para profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho


Mestrando em Ciências Médicas, Roberto também coordena cursos nas Escolas de Tecnologia e de Saúde da Pós-Unifor (Foto: Julia Donato)
Mestrando em Ciências Médicas, Roberto também coordena cursos nas Escolas de Tecnologia e de Saúde da Pós-Unifor (Foto: Julia Donato)

O mercado de trabalho tem se tornado um espaço cada vez mais competitivo e exigente, selecionando sempre profissionais qualificados e atualizados para os melhores cargos. Para conquistar tais oportunidades, quem busca por formas rápidas de conhecer novas ferramentas ou aprender uma habilidade específica tem vantagem nessa competição.

Cursos de curta duração, por exemplo, são complementos ideais no desenvolvimento mercadológico de quem possui tal objetivo. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, por meio de sua Educação Continuada, oferece cursos que possibilitam a atualização constante e a inserção profissional de seus alunos.

“[Nossas formações] permitem que eles mantenham-se atualizados com as tendências, descobertas e práticas em seus ramos de interesse. Isso é especialmente importante em campos que estão em constante evolução, como tecnologia, medicina e negócios”, explica Roberto César de Moura Silva, responsável pela Educação Continuada da Unifor.

Tendo assumido recentemente a coordenação do setor, ele já atuava como coordenador de cursos nas Escolas de Tecnologia e de Saúde da Pós-Unifor. É na Universidade que o professor também segue complementando sua formação, agora como mestrando em Ciências Médicas.

Engenheiro de Segurança do Trabalho e especialista em Projetos de Acústica e Iluminação, Roberto possui MBA em Gestão Ambiental. Também é membro da Associação Brasileira de Higiene Ocupacional (ABHO) e da American Industrial Hygiene Association (AIHA).

Na Entrevista Nota 10 desta semana, o docente fala sobre a importância de uma formação contínua para profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho, além de pontuar os diferenciais da Educação Continuada da Pós-Unifor.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — No mundo em constante transformação, com um volume cada vez maior de novas informações e descobertas nas diferentes áreas do conhecimento, o que é necessário para um profissional permanecer relevante, competitivo e com boa visibilidade no mercado de trabalho?

Roberto Moura — O aprendizado contínuo e a capacidade de adaptação das novas demandas do mercado são necessários para quem busca manter a visibilidade e competitividade. Com as mudanças ocorrendo de forma acelerada, o profissional deve, além de estar aberto às transformações, ser capaz de se adaptar rapidamente a novas tecnologias, processos e métodos de trabalho. Importante lembrar que a capacidade de analisar situações complexas, identificar problemas e propor soluções criativas é altamente valorizada em qualquer campo.

Entrevista Nota 10 — O termo educação continuada remete a uma filosofia de “nunca é tarde demais para aprender”, reforçando a visão de que o conhecimento é algo em permanente construção. Como a Educação Continuada da Unifor aplica este conceito na formação de profissionais atualizados para o mercado?

Roberto Moura — A filosofia é exatamente essa. Os cursos de Educação Continuada são programas de aprendizagem projetados para fornecer conhecimentos atualizados e aprimorados como habilidades de profissionais que já concluíram sua formação básica ou possuem uma carreira estabelecida.

Nossas formações são voltadas para pessoas que desejam se manter atualizadas em suas áreas de atuação ou que buscam desenvolver competências adicionais. A Educação Continuada permite que os estudantes se mantenham atualizados com as tendências, descobertas e práticas em seus ramos de interesse. Isso é especialmente importante em campos que estão em constante evolução, como tecnologia, medicina e negócios.

Entrevista Nota 10 — A cada temporada, a Educação Continuada traz um leque de atualizações nos mais diversos tópicos e áreas de atuação, sempre promovendo programas e assuntos atuais. Como a Unifor faz essa curadoria do que está em alta e lança cursos pertinentes às demandas mercadológicas e ao público?

Roberto Moura — Estamos atentos às mudanças na demanda por habilidades no mercado de trabalho. Ao longo dos anos, podemos construir e manter uma rede profissional sólida. Essa rede de conexões — formada por profissionais, docentes e coordenadores da Universidade de Fortaleza, professores visitantes, gestores de empresas parceiras e, porque não dizer, os próprios alunos — nos trazem sempre quais são as necessidades de atualização e ampliação das áreas de conhecimento, melhoria de currículo, contato com novas técnicas, equipamentos e conceitos na área de atuação. Além dessas competências, a Educação Continuada leva ao aluno a ampliação do networking profissional, assim como o retorno rápido do tempo e dos recursos financeiros investidos no curso.

Entrevista Nota 10 — Quais são os principais diferenciais da Educação Continuada da Universidade de Fortaleza? O que temos de novidades?

Roberto Moura — Atualmente, a Educação Continuada da Unifor oferta cursos em diversas áreas, como Artes, Gestão, Direito, Tecnologia, Saúde e Engenharia, com diversos cursos em destaque: Power BI, Oratória, Formação de Líderes, Mapeamento de Processos, Analista Financeiro, Escrita e Excel.

Eu diria que a duração, intensidade e flexibilidade oferecida pelos cursos, além de docentes de importante papel no mercado de trabalho em suas respectivas áreas, se completam e tornam a Educação Continuada da Universidade de Fortaleza diferenciada.

Entrevista Nota 10 — Recentemente você assumiu a coordenação da Educação Continuada. Como está sendo essa mudança, tanto pessoal quanto profissionalmente? O que podemos esperar para a educação executiva na Unifor em um futuro próximo?

Roberto Moura — Meu processo de desenvolvimento profissional ocorreu de uma forma muito natural desde a minha chegada na Universidade de Fortaleza, em 2016, ainda como professor visitante no curso de Especialização em Medicina do Trabalho. Na coordenação dele desde 2017, pude compreender a importância dos aspectos acadêmicos que vão além da sala de aula no desenvolvimento para o mercado. Espero, na Educação Continuada, atuar cada vez mais no papel de protagonista na construção do ensino e aprendizado dos profissionais de diversas áreas. A nova rotina tem sido interessante, conhecendo novos processos, áreas e experts da Universidade.

O desafio de estar à frente da Educação Continuada me traz uma oportunidade muito rica de manutenção dessa construção contínua de aprendizado, tão importante na atualidade.

Estamos em desenvolvimento de programas voltados a executivos e líderes empresariais, com foco na educação executiva para aprimorar suas habilidades de liderança, estratégia, tomada de decisões e gestão organizacional, além de cursos que busquem o desenvolvimento de habilidades técnicas, soft skills, criatividade e inovação.