angle-left Fies e P-Fies ajudam a mudar a vida dos estudantes brasileiros

Sex, 25 Janeiro 2019 09:12

Fies e P-Fies ajudam a mudar a vida dos estudantes brasileiros

Criado em 2001 pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já ajudou milhares de alunos a realizarem o sonho da graduação.


A fotógrafa Thais Mesquita concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Unifor em 2017 com o auxílio do Fies. (Foto: Arquivo pessoal)
A fotógrafa Thais Mesquita concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Unifor em 2017 com o auxílio do Fies. (Foto: Arquivo pessoal)

Na Unifor, os estudantes interessados em ingressar com o Fies e P-Fies podem realizar sua inscrição de 7 a 14 de fevereiro de 2019 pelo site FIES Seleção

No total, a Unifor solicitou vagas para o Fies e P-Fies em 34 cursos de graduação (Veja a lista abaixo). A quantidade de vagas para o Fies e P-Fies são limitadas pelo MEC.

Saiba mais! Fies e P-Fies: Unifor solicita vagas em 34 cursos para 2019.1

Depoimentos 

A aluna do 3º semestre do curso de Direito Unifor, Rayssa Miranda já pensava em estudar na Unifor antes de ingressar na Universidade: “No meu curso a Unifor é referência, meus primos já estudaram na Unifor e sempre falaram bem, não tive dúvidas de que eu também tinha que estudar lá”. 

A aluna conta que conseguiu o Fies no segundo semestre de 2018: “Consegui no final do semestre e recebi todo o dinheiro investido até ali de volta, os atendentes me ajudaram muito nesse processo. O atendimento é ótimo, e eles, realmente, tiram todas as suas dúvidas”. 

Lucas Santos, estudante do 3º semestre de Administração Unifor, obteve o Fies na Unifor com a nota do Enem e conseguiu financiar de 90% da sua mensalidade: “Entrei na Unifor por incentivo de amigos que também estudam lá, procurava uma universidade que fosse boa e que fosse possível eu me inserir nela”. 

Segundo Lucas, o apoio dos funcionários foi fundamental para sua aprovação no financiamento. “Surgiram problemas com a minha documentação ao longo do processo, mas os funcionários se mostraram dispostos a resolver qualquer coisa, percebi o estímulo e ajuda que eles dão”, comenta. 

A fotógrafa Thais Mesquita concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Unifor em 2017, com o auxílio do Fies, que custeou 75% da sua mensalidade durante todo o curso: “Cheguei a cursar Nutrição também na Unifor, mas não consegui o financiamento e já havia pensado em trocar de curso. Fiz o vestibular de novo e passei pra Publicidade e Propaganda, consegui o Fies logo no ínicio do curso”. Atualmente, ela está concluindo a Pós-Graduação em Gestão e Negócios de Moda na Unifor. 

Thais conta que escolheu estudar na Unifor por causa do Núcleo Integrado de Comunicação e por indicação de familiares: “Soube que havia uma célula só de fotografia, achei que teria mais oportunidades no mercado participando de algo assim”. Como membro do FotoNIC, Thaís ganhou o prêmio nacional de Fotografia Publicitária no  XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o mais importante do ramo em toda a América Latina.  

Após a graduação, a fotógrafa expôs seu projeto de conclusão de curso na Galeria Imagem Brasil e foi convidada para ministrar aula de edição em Fotografia Digital no Porto Iracema das Artes, escola de artes em Fortaleza. 

Depois de conseguir o financiamento, como ingressar na Unifor? 

Após a conclusão da inscrição na modalidade Fies, que ocorre entre 26 de fevereiro e 7 de março, os candidatos pré-selecionados na chamada única deverão complementar suas informações no site FiesSeleção. Após a complementação da inscrição, o candidato deve  comparecer na Comissão Permanente de Supervisão de Acompanhamento do FIES-CPSA/Unifor  para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies. 

Depois disso, deve comparecer a um agente financeiro em até  dez dias, contados a partir do 3º dia útil imediatamente subsequente à data da validação pela FIES-CPSA/UNIFOR, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação. Uma vez aprovada pelo agente financeiro, basta formalizar a contratação do financiamento.

Já os pré-selecionados na modalidade do P-Fies, em que não existe a etapa de complementação de informações, devem se dirigir à FIES-CPSA/UNIFOR para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies.

Depois disso, segue-se os trâmites de ir ao agente financeiro em até dez dias com todo a documentação exigida no contrato. 

Cursos solicitados pela Unifor no termo de adesão em 2019.1

  • Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)
    Administração (manhã e noite), Ciências Contábeis (manhã e noite), Ciências Econômicas (noite), Comércio Exterior (noite), Com. Social-Publicidade e Propaganda (manhã), Jornalismo (manhã), Cinema e Audiovisual (noite), Design de Moda (manhã), Eventos (noite) e Marketing (noite)

  • Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
    Direito (manhã e noite)

  • Centro de Ciências da Saúde (CCS)
    Educação Física - Bacharelado (manhã), Educação Física-Licenciatura (manhã), Enfermagem (manhã e tarde), Farmácia (manhã), Fisioterapia (integral), Fonoaudiologia (manhã), Medicina Veterinária (integral), Nutrição (manhã e tarde), Odontologia (integral), Psicologia (manhã, tarde e noite) e Estética e Cosmética (manhã)
  • Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)
    Arquitetura e Urbanismo (manhã e tarde), Ciência da Computação (manhã), Engenharia Civil (manhã e noite), Engenharia Ambiental Sanitária (noite), Engenharia de Computação (manhã), Engenharia de Controle e Automação (manhã), Engenharia Elétrica (manhã), Engenharia Eletrônica (noite), Engenharia Mecânica (manhã e noite), Engenharia de Produção (manhã e noite), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite) e Energias Renováveis (noite)

Mais informações

(85) 3477.3000 | fies@unifor.br
Central de Atendimento do Ministério da Educação (Fies)
0800.616161| http://fiesselecao.mec.gov.br | Autoatendimento do MEC