null Fundação Edson Queiroz disponibiliza respiradores artificiais para hospitais públicos

Qui, 2 Abril 2020 13:59

Os aparelhos vão ajudar no tratamento de pacientes graves contaminados com o novo coronavírus.

Os aparelhos adquiridos serão entregues à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará  (Foto: ShutterStock | Imagem meramente ilustrativa)
Os aparelhos adquiridos serão entregues à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Foto: ShutterStock | Imagem meramente ilustrativa)

A Fundação Edson Queiroz vai disponibilizar às autoridades sanitárias do Ceará 10 respiradores artificiais para serem utilizados em hospitais da rede de saúde pública no tratamento de pacientes graves contaminados pelo novo coronavírus. “A nossa expectativa é que esses respiradores sejam entregues até 20 de abril, exatamente no período aguardado de pico no número de casos da Covid-19 no Brasil”, salienta a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

Os aparelhos adquiridos serão entregues à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que irá definir a distribuição em suas unidades em todo o estado. Os equipamentos são fundamentais para o tratamento e combate da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa tem o objetivo de reforçar a estrutura de UTIs hospitalares da rede pública, que deverão receber maior número de pacientes graves a partir de meados de abril.

“O Brasil e o Ceará em particular enfrentam uma pandemia de proporções imprevisíveis. Entendemos a necessidade de apoiar as unidades de saúde do nosso Estado, principalmente, pois sabemos que não há a quantidade necessária de respiradores para o tratamento dos casos que poderão vir a acontecer”, salienta a presidente Lenise Queiroz Rocha.

Responsabilidade social

Há quase 50 anos, a Fundação Edson Queiroz desenvolve e apoia programas e projetos de responsabilidade social, abrangendo o voluntariado, a educação e a capacitação profissional, permitindo também vasto campo prático para os alunos da Universidade de Fortaleza. Atuando com o princípio de gerar melhoria de vida aos assistidos, os projetos são dotados de grande representatividade para a comunidade em geral, desenvolvendo atividades distintas e de grande importância em seus cenários de atuação.

Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Ceará, em 16 de março, a Fundação Edson Queiroz vem adotando medidas de combate ao novo coronavírus. De imediato, suspendeu todas as atividades acadêmicas presenciais para evitar aglomerações no Campus da Unifor, desenvolveu e doou protetores faciais aos profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital da Criança de Fortaleza, implantou sistema remoto de informações sobre a pandemia para os pacientes atendidos pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e apoiou a produção e doação de aventais cirúrgicos impermeáveis para distribuição nas unidades de saúde de Fortaleza.

Mais recentemente, além da decisão de disponibilizar os 10 respiradores mecânicos, a Fundação Edson Queiroz resolveu doar cestas básicas aos 530 alunos da Escolinha Yolanda Queiroz, afetados pelo isolamento social que tem impedido os seus pais de trabalhar, e antecipar a colação de grau de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, para que os novos profissionais possam reforçar as equipes de saúde do país no combate ao novo coronavírus.