null Fundação Edson Queiroz promove Setembro de Arte, Cultura e Solidariedade

Seg, 22 Agosto 2022 15:27

Fundação Edson Queiroz promove Setembro de Arte, Cultura e Solidariedade

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, abre o mês de setembro com duas grandes exposições, o lançamento da biografia de Edson Queiroz e a campanha de incentivo à doação de órgãos Doe de Coração


Visitação na itinerância da 34ª Bienal de São Paulo em Campinas (Foto: Natt Fejfar/Sesc Campinas)
Visitação na itinerância da 34ª Bienal de São Paulo em Campinas (Foto: Natt Fejfar/Sesc Campinas)

Arte, cultura e solidariedade marcam a primeira semana de setembro na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, com a abertura da exposição itinerante da 34º Bienal de São Paulo, da mostra do artista cearense Francisco Almeida, da campanha Doe de Coração e também o lançamento da biografia do empresário Edson Queiroz.

Exposição itinerante da 34º Bienal de São Paulo

A abertura da exposição itinerante da “34º Bienal de São Paulo - Faz escuro mas eu canto” será às 19h de 6 de setembro no Espaço Cultural Unifor. A exposição segue até 4 de dezembro e foi viabilizada por meio de parceria da Fundação Bienal de São Paulo com a Fundação Edson Queiroz. A abertura terá a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e curadores da mostra. A visitação é gratuita.

“A Fundação Edson Queiroz e o Espaço Cultural Unifor recebem com muita satisfação a exposição itinerante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto. Para nós, é uma grande realização sermos um dos viabilizadores para trazer ao Ceará essa mostra que simboliza a diversidade de vozes e reafirma o lugar da arte como ponto de encontro e de diálogo”, destacou a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

O programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo chega à sexta edição em 2022. A itinerância da 33ª Bienal, em 2019, percorreu oito cidades, sendo uma no exterior, e recebeu um público de mais de 170 mil visitantes.

São Luís (MA), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Campos do Jordão (SP) e Belo Horizonte (MG) já receberam a mostra, que deve passar também por Brasília (DF), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Santiago (Chile) e Arles (França).

As mostras itinerantes da 34ª Bienal de São Paulo foram concebidas a partir de enunciados, que são objetos ou elementos imateriais com histórias marcantes ao redor dos quais obras e artistas são reunidos, estimulando leituras a partir de narrativas e não de formulações conceituais fechadas.

O recorte apresentado em Fortaleza é organizado a partir de três enunciados: “Cantos Tikmũ’ũn”, "A imagem gravada de Coatlicue" e "Hiroshima mon amour de Alain Resnais".

Serviço
34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto

Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
6 de setembro a 4 de dezembro 2022
Terça-feira a sexta, das 9h às 19h
Entrada gratuita

Exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos

 

A Fundação Edson Queiroz (FEQ) abre a exposição “Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos” no Espaço Cultural Unifor, às 19h de 6 de setembro, com a presença do artista. As obras do xilogravurista cearense podem ser vistas até 4 de dezembro.

A mostra celebra o aniversário de 60 anos de Francisco de Almeida, um artista de técnica incessantemente inovadora que levou a xilogravura a cores, luminosidades e figuras singulares, expressas também em grandes tamanhos.

São cerca de 60 xilogravuras, além de instrumentos de trabalho do artista. Entre os trabalhos expostos, está a xilogravura gigante "Os Quatro Elementos II", de 2011.

"O interesse primordial do artista pela técnica da xilogravura fez com que ele incansavelmente reinventasse esta técnica em inúmeros momentos de sua criação a atender a demanda por si idealizada e almejada. Ela pode ser vista como uma alusão à literatura de cordel que usualmente é composta de páginas soltas produzidas em xilogravura e expostas presas em varais no espaço público", diz a curadora da mostra Tereza de Arruda.

Nascido na cidade de Crateús em 7 de agosto de 1962, no semiárido cearense, Francisco de Assis Rodrigues de Almeida vive e trabalha em Fortaleza. É filho de um ourives e fotógrafo e de uma bordadeira e costureira e neto de rendeira, tendo contato com a arte desde a infância.

Serviço
Exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos

Espaço Cultural Unifor
6 de setembro a 4 de dezembro
Terça a sexta, 9h – 19h 
Mais informações: (85) 3477.3319

Biografia de Edson Queiroz será lançada em 8 de setembro

A biografia do industrial Edson Queiroz será lançada na noite de 8 de setembro de 2022, em solenidade no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz. A data marca também o aniversário de casamento de Edson e Yolanda Queiroz.

Escrita pelo jornalista Lira Neto, a obra conta a história do fundador do Grupo Edson Queiroz, ainda a partir dos pais do empresário, Genésio Queiroz e Cordélia Antunes Queiroz, que se mudaram da cidade de Cascavel para Fortaleza em busca de um futuro melhor para os filhos, e conta em detalhes como foi a vida de Edson como criança, estudante, seu encontro com Yolanda e o início da vida de empresário.

O autor, que demorou cerca de um ano e meio no processo de pesquisa e escrita do livro, perpassa as fases da vida de Edson em 16 capítulos. A apresentação da obra é da escritora e professora Socorro Acioli.

Edson Queiroz faleceu há 40 anos, vítima de um acidente aéreo. Seu legado, no entanto, ficou para a história: atualmente, o Grupo é referência nacional e está presente nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.

Edson trouxe prosperidade para o Ceará e para o Brasil quando, aos 26 anos, adquiriu uma distribuidora de gás de cozinha em Fortaleza. Em 1959, abriu uma rede de lojas de eletrodomésticos e inaugurou o primeiro terminal oceânico de gás do Nordeste.

Após 70 anos, a Nacional Gás tornou-se uma das maiores distribuidoras de gás do país. Nos anos seguintes, Edson Queiroz adquiriu a Rádio Verdes Mares AM, a Indaiá e fundou a Esmaltec e a Universidade de Fortaleza, a primeira particular do Ceará.

O fundador do Grupo Edson Queiroz esteve à frente dos negócios até 1982. Devido à sua morte precoce, a empresa passou a ser gerida pela esposa Yolanda Queiroz, e posteriormente, pelos filhos, Airton Queiroz e Edson Filho. Os netos de Edson Queiroz continuaram prosperando os negócios da família e hoje se encarregam da gestão do Grupo.

Jornalista e escritor, Lira Neto ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014 e o Prêmio Jabuti em quatro ocasiões: 2007, 2010, 2013 e 2014. Publicou, entre outros, “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” (2009) e a trilogia “Getúlio”.

Serviço
Lançamento do livro “Edson Queiroz – Uma Biografia”, do escritor e jornalista Lira Neto

Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor)
Dia 8 de setembro, às 19h

Campanha Doe de Coração

A 20ª edição da campanha Doe de Coração terá início no próximo dia 5 de setembro, com ações informativas e de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.

Realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, o movimento tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha leva a tradicional marca do movimento, neste ano, redesenhada pelo artista plástico Mário Sanders.

Durante o mês, a cidade vai se vestir de solidariedade. Além de panfletos, cartazes e outros materiais informativos, 5 mil camisas com a marca Doe de Coração serão distribuídas entre alunos e professores da Unifor, funcionários do grupo Edson Queiroz, além de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

Lançamento da Campanha Doe de Coração
Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Dia 8 de setembro, às 19h