null Horta em casa: conheça alguns métodos para cuidar de plantas condimentares e ervas medicinais

Qui, 17 Dezembro 2020 18:06

A professora Fabiana Soares aponta as principais dicas para manter uma horta em um ambiente urbano. Confira a seguir.

A professora destaca que manter uma horta em casa pode funcionar como um bálsamo para a alma. (Foto: Arquivo pessoal)

Você já desejou cultivar uma horta em casa? Já se perguntou como começar? Primeiro, é importante saber que para manter as plantas em boas condições e dedicar os cuidados ideais, é necessário atentar-se para aspectos como: iluminação, espaço, espécies adequadas para cada ambiente, além da escolha do vaso e adubos ideais.

A professora Fabiana Soares, do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza ‒ instituição da Fundação Edson Queiroz ‒, é uma apreciadora de plantas medicinais e ornamentais. Docente do módulo de Fármacos e Produtos Naturais, Fabiana desmistifica a regra de que plantas só sobrevivem em ambientes do campo e afirma que é possível cultivar uma horta em casa, até mesmo em apartamentos.

“Em casa, com quintal que tenha espaço com sombra e sol, é melhor ainda. Em apartamentos, mesmo os pequenos, é possível cultivar algumas plantas condimentares, tais como: alecrim, hortelã, cebolinha, coentro, salsa, manjericão, pimenteiras. E, as medicinais: malvarisco, malva-santa, babosa, capim-santo, cidreira”, explica.

Além disso, o lugar destinado precisa ser iluminado e protegido de ventos constantes. “É necessário que se prepare um espaço, seja na varanda, terraço ou janelas, que receba sol por pelo menos umas quatro horas por dia. Os ventos dependem do andar do apartamento e período do ano. É preciso uma boa dose de paciência e prazer em cultivar e cuidar delas”, completa a professora.

A importância do cuidado diário

Dentre os principais cuidados, Fabiana salienta a necessidade da observação diária. “A fim de perceber se o local escolhido da casa ou apartamento para o cultivo é apropriado para a espécie. Se a terra está muito seca, por exemplo; se os vasos já estão pequenos; se a planta recebe sol ou vento; se a terra seca rapidamente; se há alguma praga, como lagartas, formigas, cochonilhas, pulgões; se a planta está com ramos secos, que devem ser removidos; se precisa de poda, adubação. Quem cultiva, precisa acompanhar o desenvolvimento do vegetal diariamente”, ressalta.

A observação também é fator importante para determinar a periodicidade de cuidado. “Vou tratando à medida que observo o comportamento da planta. Quando considero necessário, substituo o vaso por um maior, faço poda, adubação. Na adubação, às vezes, uso húmus, um pouco de fertilizante NPK ou então fertilizantes líquidos. Opto sempre pela experimentação”, comenta Fabiana.

Começar é o primeiro passo

Para aqueles que desejam começar o cultivo de uma horta caseira, uma boa opção é escolher cultivar plantas suculentas, como a Babosa. “Estas não precisam de rega constante. Gostam de sol, resistem na sombra e suportam por mais tempo os descuidos de um dono principiante. Apesar de suportarem por mais tempo, podem morrer como as demais plantas se o descuido for muito grande”, salienta.

A professora destaca que manter uma horta em casa, pode funcionar como um bálsamo para a alma, sobretudo, para aqueles que consideram as plantas seres vivos tão importantes quanto os animais. “Há aqueles que gostam de apreciá-las, tocá-las. É intensa a satisfação em presenciar o surgimento de brotos e a floração de algumas espécies. E, se é bom para a mente, certamente o é para o corpo”, enfatiza Fabiana.