null II Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem trará professores e pesquisadores de cinco países

Evento organizado pela Unifor traz novas tendências de saúde no cuidado ao paciente

Evento reunirá profissionais e pesquisadores de pelo menos cinco países diferentes (Foto: Divulgação)

Nos dias 25 a 27 de novembro deste ano, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá o II Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem: Tecnologia e Inovação Centrada na Pessoa. Trata-se de uma iniciativa organizada por professores, mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), e que trará participação de pesquisadores e profissionais de Enfermagem e áreas afins do Brasil, Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

O evento acontecerá virtualmente, com transmissão pela TV Unifor (Youtube e canal 181 da NET) e também pelo canal oficial da Universidade no Youtube. A programação na íntegra, bem como demais informações, podem ser consultadas no site do Encontro. Dentre os convidados internacionais, estão as professoras Christine Guesdon-Caltero e Nadia Cherchem, da Universidade de Rouen Normandie, na França; ambas estarão na Unifor a partir de 19 de novembro, em missão de trabalho junto aos cursos de Pós-Graduação e Graduação em Enfermagem da instituição.

Os participantes que desejam submeter trabalhos (resumos expandidos) para o evento podem fazê-lo por meio da própria ficha de inscrição; o tamanho máximo para cada arquivo anexado é de 5MB. Vale ressaltar que, durante o Painel Científico Virtual realizado no último dia do evento (27), haverá a apresentação e premiação das cinco melhores pesquisas científicas da edição. Os três primeiros colocados terão a oportunidade de publicar seus trabalhos na Revista Enfermagem em Foco, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Sobre o evento

Originado em meio à pandemia, o Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem chega à sua segunda edição com o objetivo de apresentar, discutir e aproximar os fenômenos tecnológicos com foco no cuidado ao paciente, diante dos diversos níveis de complexidade em saúde. Para isso, destaca-se a responsabilidade profissional e o uso de novos dispositivos na prática clínica junto ao indivíduo, em família e na comunidade, de modo a compreender o outro como pessoa em seu contexto de vida, ambiência e aspectos psicoemocionais.

“A relevância do Evento está na divulgação e partilha de conhecimentos entre profissionais  e docentes de referência nacional e internacional, acerca de novos protocolos, tratamentos, procedimentos e abordagens criadas ininterruptamente, sempre em prol da segurança e do bem-estar do ser humano”, conta a professora Karla Rolim, coordenadora do MPTIE.

Durante a edição de 2021, os profissionais enfermeiros participantes apresentarão novas tendências voltadas ao cuidado com o outro e pesquisas por eles desenvolvidas. Os assuntos a serem abordados são: Pré-hospitalar e Ambulatorial; Atenção Primária em Saúde; Grupos de Risco; Empreendimento e Tecnologias Inovadoras em Saúde.

“O Encontro, decerto, oportunizará aos participantes o compartilhamento de informações, elevando a qualificação da Enfermagem brasileira e internacional, além da possibilidade de ampliação do networking entre os profissionais participantes”, finaliza a Profa. Karla Rolim, em convite para a participação de todos os interessados.

II Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem
Tema: Tecnologia e Inovação Centrada na Pessoa
Data: 25 a 27 de novembro
Horário: consulte a programação