angle-left Live do Conhecimento com Fernando Meirelles tem nova data: 11 de agosto

Live do Conhecimento com Fernando Meirelles tem nova data: 11 de agosto

O bate-papo virtual, que não aconteceu no dia 23 de julho em virtude de problemas técnicos, vai ter mediação do professor e cineasta Glauber Filho.


Meirelles irá compartilhar momentos de sua carreira e conversar sobre os rumos da produção cinematográfica nacional e internacional. (Foto: Manfred Werner)
Meirelles irá compartilhar momentos de sua carreira e conversar sobre os rumos da produção cinematográfica nacional e internacional. (Foto: Manfred Werner)

A live com o renomado cineasta Fernando Meirelles, cancelada em virtude de uma queda de energia na cidade onde ele estava em isolamento social, está confirmada para o dia 11 de agosto, às 18h. O bate-papo virtual será mediado pelo professor e cineasta cearense Glauber Filho, com transmissão pelas redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz

Meirelles irá compartilhar momentos de sua carreira e conversar com os participantes sobre os rumos da produção cinematográfica internacional no contexto de pandemia. A expansão do cinema brasileiro também será debatida. “É sempre bom conhecer novos polos de formação e produção no Brasil. O audiovisual ainda é muito centrado no eixo Rio-São Paulo. Está mudando e espero que a mudança se acelere”, destaca.

Filmografia de Fernando Meirelles 

Para Fernando Meirelles, o período de quarentena fomentou o desenvolvimento de novos projetos. “Comecei a produzir e dirigir a websérie ‘Sala de Roteiro’, que está no Youtube. Estamos na produção do terceiro episódio”, relata. O cineasta é um dos fundadores da O2 Filmes, a maior produtora audiovisual independente do Brasil. A filmografia de Fernando Meirelles inclui títulos como “Cidade de Deus” (2002), com o qual foi nomeado ao Oscar de Melhor Diretor, “O Jardineiro Fiel” (2005) e “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008). Seu filme mais recente é “Dois Papas” (2019). 

Projeto “Lives do Conhecimento”

O evento virtual é mais uma ação do projeto “Lives do Conhecimento”, desenvolvido pela Universidade de Fortaleza durante a pandemia para discutir as grandes questões da atualidade com pensadores nacionais e internacionais das mais diversas áreas do conhecimento. Já participaram personalidades como Ailton Krenak (líder indígena e ambientalista, Contardo Calligaris (escritor e psicanalista), Domenico De Masi (sociólogo), Leandro Karnal (historiador e escritor), Marcelo Gleiser (físico e astrônomo), entre outros. Todas as lives estão disponíveis nas redes sociais da instituição.  

Para participar da live, inscreva-se aqui.