angle-left Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) oferece atendimento remoto durante a quarentena

Qua, 8 Abril 2020 14:41

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) oferece atendimento remoto durante a quarentena

Dentre os beneficiados pelos serviços do núcleo, estão microempresários, membros de comunidades e público interno da Unifor.


Entre os serviços oferecidos pelo NAF está a Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal (Foto: Agência Brasil)
Entre os serviços oferecidos pelo NAF está a Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal (Foto: Agência Brasil)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) objetiva disseminar a devida educação fiscal para a sociedade. Oriundo do convênio entre a Universidade de Fortaleza, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), SEFAZ, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC), o Núcleo segue disponibilizando atendimentos durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Os serviços estão sendo oferecidos à distância, por telefone.

A professora Anna Beatriz Maia, pertencente à coordenação do NAF, explana como surgiu a ideia em desenvolver o Núcleo: “Em 2011, começou a operar o primeiro NAF do Brasil, idealizado pelo assistente no Gabinete da Delegacia da Receita Federal de Porto Alegre, Clóvis Belbute Peres. A partir de 2014, na Universidade de Fortaleza, o Núcleo passa a abranger não apenas as demandas da sociedade civil quanto às questões fiscais e tributárias no âmbito da esfera federal, mas também estadual e municipal”.

Dentre os serviços mais procurados pelos interessados, está a Declaração de Imposto de Renda. Durante o período da quarentena, o governo brasileiro adiou por dois meses o prazo de entrega. De acordo com declaração anunciada no último dia 1º pelo Secretário de Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, a data mudou de 30 de abril para 30 de junho de 2020.

O Núcleo também recebe consultas sobre os serviços de auxílio, inscrição, informações sobre o CPF e o CNPJ, consulta à situação fiscal, informações e auxílio para Microempreendedores Individuais (MEIs) e também para micro ou pequenos empresários do Simples Nacional. 

A professora destaca a importância em manter o atendimento virtual durante este período atípico. “Em função de tantas incertezas neste momento, é crucial para os cidadãos, bem como para os pequenos empresários, contar com toda a ajuda possível para superar os problemas econômicos que se avizinham. Saber quem tem direito a receber os benefícios que o governo irá disponibilizar, bem como as obrigações fiscais que permanecem, pode garantir não apenas a sustentabilidade do negócio, mas uma tranquilidade ao indivíduo”, enfatiza Beatriz. 

Como funciona o atendimento virtual?

Em 2020, a coordenação do NAF da Unifor, juntamente com a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, realizou processo seletivo para membros voluntários. “Oito alunos foram selecionados para ensinar e aprender a prática contábil e fiscal, orientando cidadãos e pequenos empresários no que tange aos aspectos contábeis e fiscais”, ressalta Beatriz. 

Para administrar as demandas recebidas, os alunos recebem apoio dos professores do curso de Ciências Contábeis e do CRC, incluindo a participação em workshops, palestras, formações e capacitações diversas. 

Aos interessados, os horários de atendimento virtualizado são às terças e quintas-feiras, de 17h às 19h, através do email naf@unifor.br .  “Os interessados solicitam o agendamento, e a equipe do NAF retorna ao contribuinte no horário agendado. Esse atendimento segue a mesma rotina que está sendo utilizada pelos órgãos fiscais neste período de isolamento social”, destaca a professora Anna Beatriz. 

Mais informações

Por e-mail: naf@unifor.br

Horário: 17h às 19h, às terças e quintas-feiras.