null Natal: em meio à pandemia, saiba como realizar confraternizações de fim de ano com segurança

Sex, 18 Dezembro 2020 11:06

"Tudo o que de fato é a essência do Natal estará presente", destaca Milena Auip, coordenadora do curso de Eventos da Universidade de Fortaleza.

Realizar videoconferências é uma das soluções para as festividades em meio às restrições de 2020. (Foto: Getty Images)

Neste fim de ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o Natal e o Ano Novo serão diferentes. Nada de muitos abraços, família toda reunida, comilança e amigo secreto da firma; os avós precisarão ver os netos pela tela do celular, Papai Noel enviará os presentes pelo correio e a ceia, para alguns, chegará por delivery. O afeto e o desejo de paz, mais do que nunca, permanecerão os mesmos, mas as festividades precisarão ocorrer à distância. Ou, pelo menos, com a menor aglomeração possível: no Ceará, por exemplo, um novo decreto Estadual determina que, até o dia 04 de janeiro, estão proibidas confraternizações em restaurantes e áreas comuns, dentre outras limitações.

“Em 2020, a gente pôde perceber que podemos estar próximo das pessoas queridas mesmo sem estar fisicamente próximos”, conta Milena Auip, coordenadora do curso de Eventos da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. “É um momento de muita reflexão, de empatia, de ajuda ao próximo, então tudo o que de fato é a essência do Natal estará presente. Sei que todos nós queríamos nos confraternizar e estar de fato próximos fisicamente de amigos e familiares, [...] mas temos que entender que, neste momento, não estar perto é uma representação do amor que você tem pelos seus familiares e amigos. E, durante o ano inteiro, a gente pôde ter certeza de que é possível, com ajuda da tecnologia e da internet, estarmos muito mais próximos do que às vezes a gente de fato está”, acrescenta ela.

Tradições reinventadas

Mas, como cumprir as tradições de uma confraternização com todos distantes? “Existem vários aplicativos e sistemas na internet em que a gente pode, por exemplo, fazer o sorteio de Amigo Secreto, e por meio de salas de videoconferência é possível fazer essa brincadeira com os amigos e familiares”, sugere Milena. Ela também explica que é possível enviar presentes e comida por aplicativos de delivery e de e-commerce, muitos dos quais atualmente expandiram suas opções de serviço para tornar a possibilidade de transporte de itens facilmente acessível.

“Hoje, mais do que nunca, temos vários aplicativos de delivery de comida à disposição. Por que não enviar um jantar ou uma sobremesa para a casa de alguém? E no momento [da ceia], através da videoconferência, nós podemos sentar na frente do computador ou do celular para fazer o jantar juntos e conversar”, ressalta a profissional de eventos. “Eu acho que nesse momento a gente precisa sim estar mais recluso na nossa residência, e utilizar esses aplicativos de videoconferência e delivery ao nosso favor, tanto no natal quanto no ano novo”.

Milena Auip comenta ainda que, como as pessoas ficarão em casa durante este fim de ano, os meios de comunicação vão investir em maior oferta de conteúdo. “O entretenimento vai estar garantido na nossa televisão, no nosso computador, e a gente vai poder se divertir dentro de casa. O que nós não podemos fazer é aglomerar. É possível sim a gente ter uma noite divertida, alegre, mas sem estar no meio de uma multidão”.

O novo Elfo

Eric Souza, aluno do curso de Marketing da Unifor e estagiário na área de eventos, conta que, bem como as tradições da época, o profissional que está por trás delas também precisou se reinventar rapidamente. “Para o profissional de eventos, que sempre esteve em constante mudança de cenários, é natural procurar agir de imediato buscando formações para saber como fazer um evento online e como migrar para esse meio digital. Mas, antes de tudo, é preciso dar um passo atrás e entender como essas coisas mudaram e o que está acontecendo no mundo e ao seu redor”, explica o discente. “É claro que eventos virtuais e presenciais são bem diferentes, e por isso necessitam de estratégias distintas para serem executados com sucesso”.

Eric ressalta que, no caso dos eventos virtuais, deve-se dar a devida importância à atenção do público e se preparar conteúdos relevantes para ele, assim mantendo interações e engajamento. Um bom exemplo está na realização de gincanas virtuais, incluindo grupos de jogos online, na transmissão de músicas, apresentações artísticas ou criação de playlists, e no streaming de filmes e seriados temáticos por meio de ferramentas de groupwatch. “O virtual, nesse momento, está se tornando a opção mais viável e possível para os eventos, porque a gente consegue manter todas as medidas de segurança e realizá-los de qualquer lugar. Basta escolher a ferramenta”.

Há, ainda, outras possibilidades para o profissional que quer continuar à ativa presencialmente em uma das épocas em que a demanda costuma ser maior. “Outra maneira do profissional de marketing e eventos se adaptar em um momento como esse, de celebrações em meio a uma pandemia, é trabalhar com decorações natalinas e de Réveillon”, destaca Eric. “Você pode orçar decoração para a casa de uma pessoa ou para grandes empresas que costumam recorrer a esse tipo de demanda. É uma opção super viável e que também engloba o setor”, conclui.