angle-left Obra de Gilmar de Carvalho é relançada na XIII Bienal do Livro do Ceará

Ter, 27 Agosto 2019 14:06

Obra de Gilmar de Carvalho é relançada na XIII Bienal do Livro do Ceará

O livro “O Gerente Endoidou” teve a segunda edição publicada pela Universidade de Fortaleza e foi apresentada ao público na XIII Bienal do Livro


O livro, relançado pela Unifor, comemora os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza e foi lançado na XIII Bienal do Livro do Ceará. Foto: Ares Soares.
O livro, relançado pela Unifor, comemora os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza e foi lançado na XIII Bienal do Livro do Ceará. Foto: Ares Soares.

“Eu não sou apenas uma pessoa que critica a publicidade, eu fazia isso”. É dessa forma que o publicitário e escritor, Gilmar de Carvalho, analisa a legitimidade do seu trabalho  em “O Gerente Endoidou - um ensaio sobre a Publicidade e Propaganda no Ceará”. O livro, relançado pela Unifor, comemora os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza e foi lançado na XIII Bienal do Livro do Ceará.

Na ocasião Gilmar de Carvalho falou sobre sua trajetória na publicidade, abriu espaço para perguntas, deu dicas para os que estão entrando no mercado e falou sobre cenário cearense. Sobre a sua produção, que analisa anúncios publicitários de jornais locais desde o século 19, o escritor a destaca como fonte para entender também o comportamento da sociedade de cada época e as tendências que dominavam a elite fortalezense.

O livro, lançado inicialmente em 2008, passou por uma remodelação para ser lançado em segunda edição pela Unifor. O novo projeto gráfico ficou por conta do professor da Universidade, Tarcísio Bezerra, além dos professores Cláudio Sena e Kalu Chaves, que colaboraram na edição.

Gilmar considera muito bem sucedida sua parceira com a Unifor, uma vez que a primeira edição do livro não saiu como planejado e não alcançou o público desejado. Para o escritor a possibilidade de otimizar o conteúdo e o design para uma nova publicação tornou o resultado final mais fluido e atraente.

Ao final do lançamento Gilmar sorteou alguns exemplares e fez uma sessão de autógrafos no stand da Unifor. O livro não está disponível para venda e em breve terá um versão digital aberta.