null Pesquisa de egressa da Pós-Unifor recebe primeiro lugar em premiação do Laboratório de Inovação em Enfermagem

Qui, 17 Dezembro 2020 12:19

Mestra pela Universidade de Fortaleza desenvolve técnica inovadora e é premiada em projeto da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Velma Dias, egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ao lado do representante da OPAS/OMS.

Egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a enfermeira Velma Dias desenvolveu uma técnica chamada de “Recuperação Intraoperatória de Sangue (RIOS)”. A pesquisa publicada, que apresentava a técnica, recebeu o 1º lugar do Nordeste na premiação do Laboratório de Inovação em Enfermagem, projeto de cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

O Laboratório de Inovação em Enfermagem é uma parceria entre o Cofen e a OPAS, com apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). A iniciativa tem como objetivo construir um panorama das estratégias adotadas por profissionais da Enfermagem ao enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Velma explica quais são os principais benefícios que essa técnica proporciona à saúde dos pacientes: “[Com a RIOS,] existe a diminuição de transfusões homólogas e suas complicações, como o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, edema pulmonar, hemólise ou anafilaxia, alterações imunológicas induzidas pela transfusão; além da redução na demanda de bolsas de sangue, de uma forma geral”.

Manoel Carlos Neri , presidente do Cofen (à direita), Velma Dias (centro) e Nadia Mattos, vice-presidente do Cofen.

Com sangue na inovação

A Recuperação Intraoperatória de Sangue (RIOS) é uma técnica que envolve a coleta e re-infusão de sangue autólogo, obtido a partir da aspiração de sangue do campo operatório. Através desse método é possível recuperar o sangue perdido na cirurgia e devolver ao próprio paciente, diminuindo, e às vezes evitando, a necessidade de transfusão sanguínea.

De acordo com Velma, o uso dessa técnica começou nos pacientes atendidos no Instituto Dr. José Frota (IJF), considerado o maior hospital de trauma do Estado do Ceará. A proposta de implantação foi sugerida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que disponibilizou os equipamentos e kits para uso da técnica desenvolvida pela egressa da Unifor, além de ter colaborado com o treinamento e capacitação dos profissionais de enfermagem envolvidos no trabalho.

Já é possível ter acesso a resultados sobre o que uso do RIOS trouxe à população, como a redução do número de transfusão de hemácias em procedimentos eletivos (1 a 2 bolsas de sangue) e de emergência (3 a 4 bolsas de sangue). A técnica desenvolvida pela ex-aluna permitiu também a ampliação para uso de pacientes com e sem recusa à transfusão sanguínea de forma sistemática.

“O uso da RIOS no atendimento aos pacientes vítimas de trauma com quadro de hemorragia grave contribuiu para a validação de um protocolo pioneiro no Brasil desenvolvido durante o MPTIE da Unifor, o Protocolo de Gerenciamento e Manuseio da Hemorragia Grave no Trauma (Protocolo MHEG), que teve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do COFEN”, ressalta Velma.

Inovação para a Enfermagem cearense

É notável que esse tipo de pesquisa e projeto desenvolve uma grande diferença na área da saúde, principalmente no Ceará, atrelando tecnologia a procedimentos que podem colaborar para um melhor atendimento, recuperação e qualidade de vida de diferentes pacientes.

“A indicação e manuseio da técnica RIOS trouxe a participação ativa do enfermeiro em hemoterapia como membro da equipe cirúrgica. O protagonismo da Enfermagem no atendimento aos pacientes vítimas de grandes traumas com uso da técnica foi potencializado a partir dessa experiência, permitindo um maior envolvimento dos Enfermeiros em sala operatória, melhorando a interface com as equipes médicas”, explica Velma. Ela também ressalta que, por meio desse método, é possível melhorar e colaborar com a saúde pública do Estado.

“É uma enorme satisfação ter representado a Enfermagem cearense na OPAS/OMS em parceria com o Cofen, levando o protagonismo da nossa categoria com esse projeto inovador, além de levar a representatividade do Hemoce, IJF, MPTIE, Unifor e da Equipe de Enfermeiros do Trauma do Ceará. Tudo isso me traz um sentimento de gratidão à Deus e de grande responsabilidade pois não estou sozinha, mas representando uma grande equipe de profissionais dedicados em prol dos pacientes que precisam do nosso cuidado”, declara Velma.

Pós-Unifor

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Pós-Graduação da Unifor tem como objetivo desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras de forma a atender às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional. Também tem como papel desenvolver estudos baseados em evidências por meio da utilização do método científico para transformação da prática profissional, assim como contribuir para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.

Os futuros mestres são estimulados a desenvolverem as habilidades necessárias para o profissional do século XXI, além de praticarem a liderança transformadora através da filosofia da Pós-Unifor: “Líderes que Transformam”. Cada vez mais essa liderança vem apresentando frutos tanto para os alunos e Universidade, como para a sociedade em geral.