angle-left Professores da Unifor lançam livro sobre saúde aliada à tecnologia

Qua, 14 Outubro 2020 10:37

Professores da Unifor lançam livro sobre saúde aliada à tecnologia

O livro intitulado “E-Health Technologies in the context of health promotion” aborda sobre como a inteligência artificial e outras tecnologias contribuem com a área de saúde


O livro está disponível para a leitura em formato e-book. Confira link na matéria.
O livro está disponível para a leitura em formato e-book. Confira link na matéria.

“E-Health Technologies in the context of health promotion” possui 14 capítulos que abordam temas como a aplicação da tecnologia mobile, ensino a distância, inteligência artificial utilizada na área da saúde, monitoramento de pacientes e outros assuntos ligados ao universo da medicina, da saúde e de como a tecnologia contribui para os processos de atendimento, tratamentos e consultas. O livro foi escrito em inglês para aumentar o alcance no meio científico e está disponível para a leitura a partir do link. Em breve, será lançada versão impressa. 

A publicação é uma coautoria dos professores Raimunda Silva, vinculada ao curso de Enfermagem, ao mestrado profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, Christina Praça, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, e Eurico de Vasconcelos, do mestrado em Enfermagem e diretor do Núcleo de Tecnologia da Unifor. Os três pesquisadores já atuam há mais de 5 anos desenvolvendo na Unifor tecnologias eHealth (eletronic Health) voltadas para a promoção e cuidados com a saúde, em parceria com o NATI.

Eles destacam que já faz algum tempo que as inovações tecnológicas prestam auxílio aos profissionais da saúde. Para elaborar a publicação, os professores reuniram suas áreas de conhecimento a respeito do assunto. “O tema veio naturalmente da nossa experiência, a partir dos projetos que desenvolvemos e se conectam com a tecnologia e os saberes das várias áreas da saúde”, comenta Eurico Vasconcelos.

A partir do livro, os pesquisadores reforçam a importância de discutir o tema e compartilham pesquisas exitosas com a comunidade acadêmica. “A tecnologia é vetor fundamental de promoção da saúde, seja pelo alcance, possibilidade de personalização, bem como pela capacidade de multiplicação dos recursos proporcionada pelos avanços tecnológicos. Os profissionais da saúde têm que passar a ter em seu rol de saberes as possibilidades que a tecnologia proporciona”, defendem.

Dessa forma, “o livro apresenta caminhos e exemplos exitosos de necessidades e oportunidades para a área da saúde. Processos, métodos e ferramentas que passaram pelo olhar interdisciplinar (saúde, comunicação e tecnologia) chegando a um produto metodologicamente avaliado”, destaca o professor Eurico Vasconcelos.