null Projeto desenvolvido por docente da Universidade de Fortaleza integra evento internacional sobre arte e tecnologia

Sex, 3 Setembro 2021 19:49

Clarissa Ribeiro é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e está participando do mais importante evento em arte e tecnologia do mundo, o Ars Electronica Festival

A série assíncrona “LASER como Intervenções” tem cinco de seus vídeo-poemas compondo o festival austríaco. (Foto: Divulgação/Ars Electronica Festival)

Coordenadora do Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza ‒ instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz ‒, Clarissa Ribeiro organizou um dos projetos selecionados para o Ars Electronica Festival. Considerado o mais importante e influente evento de arte e tecnologia do mundo, o festival acontece de 08 a 12 de setembro e reúne artistas e pesquisadores de todo o planeta.

A docente também comanda o LASER Talks Fortaleza, um programa de encontros internacionais que reúne artistas, cientistas, humanistas e tecnólogos para apresentações informais, performances e conversas com o público em geral. Foi desse programa que surgiu a série assíncrona "LASER como Intervenções", projeto de Clarissa selecionado para o Ars Electronica Festival.

Realizado entre os meses de fevereiro e agosto de 2021, a iniciativa traz vídeo-poemas de artistas de relevância internacional na área de arte e tecnologia, convidados pela coordenadora, e constrói uma relação com o tema proposto "Não Estamos Sós" (We Are Not Alone). Ainda tece um diálogo com a temática do evento, "Novo Acordo Digital", e com os fundamentos estruturantes dos Objetivos de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Explicando o projeto

Clarissa decidiu investir em um formato experimental para manter o LASER Talks vivo e acessível durante a pandemia. A série assíncrona "LASER como Intervenções", reproduzida por meio de vídeos no perfil do Instagram do projeto, é um convite a uma meditação acerca do ser humano viver em meio a 8,7 milhões de espécies no mundo, e não estar sozinho no planeta. Além disso, o projeto reflete sobre a Inteligência Artificial, e como essa tecnologia causa um impacto imensurável na sociedade.

Cinco dos mais de vinte vídeos-poemas apresentados desde o segundo mês de 2021 participam do Ars Electronica Festival, que neste ano acontece tanto na modalidade presencial, na cidade de Linz, na Áustria, quanto na online, para que todos aqueles interessados nas áreas possam ter a oportunidade de assistir as apresentações.

LASER Talks

Criada em 2008, o LASER Talks é um programa de encontros internacionais que reúne artistas, cientistas, humanistas e tecnólogos para apresentações informais, performances e conversas com o público em geral. A missão do LASER é incentivar a contribuição para o ambiente cultural de uma região, promovendo o diálogo interdisciplinar e oportunidades para a construção da comunidade.

A Universidade de Fortaleza, juntamente a diversos centros ao redor do globo ‒ como a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e a Universidade de Arte e Design Linz ‒, é uma das Instituições Anfitriãs do LASER Talks. A primeira LASER Talk da América Latina foi realizada na Unifor, em setembro de 2017, e contou com convidados de diversas instituições, como a professora Charlotte Brathwaite, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e o doutor Daniel Valente, pesquisador e doutor em Informática Aplicada pela Unifor.

Sobre o Ars Electronica

Fundado em Linz (Áustria) no ano de 1979, Ars Electronica Linz GmbH é um instituto de cultura, educação e ciência que atua no campo de arte das novas mídias, com atividades focadas nas interligações entre arte, tecnologia e sociedade. Tem sua sede no Ars Electronica Center (AEC), local que abriga o Museu do Futuro. Anualmente organiza o Ars Electronica Festival e gerencia uma instalação multidisciplinar de P&D em artes midiáticas, conhecida como Futurelab. Também confere os prêmios Prix Ars Electronica.

O Ars Electronica Festival é um evento pago. O ingresso, que custa em torno de R$55,41 (9 euros), pode ser adquirido no próprio site do evento.

Ars Electronica Festival
Data: 08 a 12 de setembro de 2021
Horário: Confira os cronogramas virtual e presencial (horários referentes à cidade de Linz, na Áustria)
Ingressos: 9 € (R$55,41) - clique aqui para adquirir o ticket