angle-left Projeto “Por Sinal” promove divulgação da cultura surda na Unifor

Qua, 29 Maio 2019 09:28

Projeto “Por Sinal” promove divulgação da cultura surda na Unifor

Ação acontece no Centro de Convivência da Unifor nesta quarta-feira, 29 de maio


O evento foi pensado com o objetivo de fomentar a aproximação entre a comunidade acadêmica e a cultura surda. Foto: Shutterstock.
O evento foi pensado com o objetivo de fomentar a aproximação entre a comunidade acadêmica e a cultura surda. Foto: Shutterstock.

A pluralidade de vivências permeia a formação acadêmica na Universidade de Fortaleza. Com o objetivo de fomentar a aproximação entre a comunidade acadêmica e a cultura surda, os alunos da disciplina de Libras, realizam no dia 29 de maio, o projeto Por Sinal

Organizado pelos professores Chrystiane Porto, Márcio Machado e Willer Cysne, docentes do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, o projeto realizará ações de divulgação da cultura surda no Centro de Convivência da Universidade de Fortaleza. Serão realizados coral em libras e atividades interativas em libras.

Chrystiane Porto, professora da disciplina, comenta sobre a importância da ação. “Acreditamos que, com a divulgação da cultura surda para a comunidade acadêmica, promovemos a empatia dos ouvintes ao se perceberem ‘no lugar do Outro’ (Surdo), além de sensibilizarmos a comunidade para o interesse em aprender uma ‘nova língua’ que é legalmente reconhecida a partir de 2002 pela Lei federal 10.436.”, ressalta. 

Projeto Por Sinal

O Projeto "Por Sinal" surgiu a partir de duas necessidades: aproximação das comunidades surda e ouvinte da Unifor, e diversificação das estratégias de avaliação da aprendizagem na disciplina Libras. O projeto piloto foi realizado em 2016 e envolveu alunos, monitores, professores surdos e ouvintes de duas turmas presenciais da disciplina Libras. 

Os alunos decidem e planejam as estratégias do projeto no início do semestre letivo e desenvolvem ao longo da disciplina a medida que aperfeiçoam seu aprendizado da Libras e da cultura surda em geral. 

Para o coral, os alunos selecionam uma música, os professores Willer Cysne e Márcio Machado definem traduzem da Língua Portuguesa para a Libras com a mediação de Tradutores/Intérpretes de Libras do Programa de Apoio Psicopedagógico da Unifor. Após definida a tradução, os alunos treinam para a apresentação do coral com o acompanhamento de professores e monitores.

Serviço

Projeto Por Sinal
Coral em Libras
Local:
Centro de Convivência
Data: 29 de maio de 2019
Horário: 11h30

Jogos Interativos em Libras 
Local:
Centro de Convivência 
Data: 29 de maio de 2019
Horário: 17h20