angle-left Semestre 2020.2 funcionará em modelo híbrido: virtual e presencial

Qua, 15 Julho 2020 13:26

Semestre 2020.2 funcionará em modelo híbrido: virtual e presencial

Confira a seguir como será o retorno às aulas do semestre 2020.2 em cada Centro de Ciências, após autorização do Governo do Estado do Ceará.


As atividades presenciais só iniciarão após autorização governamental. (Foto: Ares Soares)
As atividades presenciais só iniciarão após autorização governamental. (Foto: Ares Soares)

Atualmente, discute-se muito sobre o fato do mundo online e offline estarem integrados de tal forma que não se sabe mais onde começa um e termina o outro, tamanha interação. Por conta da pandemia, a tendência chegou ao ensino e à aprendizagem.

Neste semestre 2020.2, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, adotará o modelo híbrido, com atividades virtuais e presenciais, sendo estas últimas implementadas após autorização governamental. 

Conheça os três tipos de situação nas disciplinas

Atividades presenciais: algumas turmas teóricas dos cursos de graduação terão atividades 100% no campus, após autorização do Governo do Estado do Ceará, sempre com limitação do número de alunos em cada ambiente de ensino e aprendizagem, e conforme a disponibilidade de vagas nas disciplinas.

Atividades híbridas: parte das disciplinas em todos os centros desenvolverá atividades em ambiente misto, com atividades online, no novo ambiente de aprendizagem virtual da Universidade, mas também com atividades presenciais de acordo com o limite de alunos nos ambientes de aprendizagem e somente após autorização governamental. 

Atividades de prática e estágio: as atividades práticas ocorrerão de modo presencial, após autorização do Governo do Estado do Ceará, em ambientes com controle de ocupação máxima, conforme as normas de biossegurança. As práticas poderão ocorrer de forma alternada para permitir que todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver as atividades de modo seguro.

Verifique como será em cada Centro de Ciências 

Centro de Ciências Jurídicas 

•    Implantação de ambiente de suporte virtual para todas as disciplinas regulares de cada semestre;
•    Oferta de turmas com atividade predominantemente presencial, com ambiente controlado, seguindo as datas, orientações e protocolos das autoridades sanitárias, para algumas turmas de disciplinas regulares de cada semestre;
•    Oferta de turmas com atividade predominantemente virtual, com aulas síncronas, para as disciplinas regulares de cada semestre.

Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

•    Turmas virtuais com aulas síncronas;
•    Turmas híbridas - aulas síncronas e/ou assíncronas pelo novo ambiente virtual de aprendizagem, com encontros presenciais programados (marcados após autorização governamental), de acordo com a especificidade das disciplinas, desde o início do semestre;
•    Turmas limitadas com vagas ofertadas em formato 100% presencial, a partir da data autorizada pelo Governo do Estado do Ceará;  
•    Suporte assíncrono com curadoria de conteúdos para cada turma/disciplina;
•    Laboratórios abertos mediante agendamento, com ênfase em práticas; ou sistema rotacional por grupos/disciplinas, com uso a partir da data autorizada pelo Governo do Estado do Ceará.  

Centro de Ciências Tecnológicas

•    Disciplinas com turmas tanto no formato 100% presencial, quanto no formato híbrido (parte virtual e parte presencial, com aula marcada após autorização governamental);
•    As turmas 100% presenciais terão ambiente controlado seguindo o protocolo de biossegurança, bem como serão disponibilizados conteúdos virtualizados visando promover a extensão da sala para o novo ambiente virtual de aprendizagem. As aulas presenciais acontecerão em data autorizada pelo Governo do Estado do Ceará;
•    As turmas híbridas terão atividades virtuais síncronas (professor e turma online no mesmo horário de aula) e assíncronas (materiais e vídeos disponíveis no novo ambiente virtual de aprendizagem), além de atividades presenciais escalonadas de acordo com as especificidades de cada disciplina e conforme os requisitos de biossegurança e liberação governamental.

Centro de Ciências da Saúde

•    Turmas híbridas - módulos/disciplinas com aulas remotas síncronas e assíncronas, com uso do novo ambiente virtual, associadas a aulas presenciais planejadas de acordo com o protocolo de biossegurança e após liberação governamental.
•    Turmas presenciais - oferta de módulo/disciplinas em cada semestre do curso, com número limitado de vagas, 100% presencial. Predomínio destas turmas no turno manhã, em data a ser autorizada pelo Governo do Estado do Ceará;
•    Turmas práticas - desenvolvidas em laboratórios específicos e locais externos conveniados, adotando temáticas essenciais no sistema de rodízio de alunos, a fim de respeitar a capacidade do espaço físico, em data a ser autorizada pelo Governo do Estado do Ceará;
•    Turmas de estágio - desenvolvidas com maior carga horária presencial, no campus e nos locais externos conveniados em data a ser autorizada pelo Governo do Estado do Ceará, paralelamente a aulas remotas síncronas e assíncronas, utilizando o novo ambiente virtual da Universidade.