null Seminário do curso de Ciência da Computação apresenta uma visão interdisciplinar sobre Big Data

Organizadora do evento, a professora Liádina Camargo é coordenadora dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor (Foto: Ares Soares)

Do final da década de 60, quando surgiu a primeira conexão entre computadores, passando pela década de 90, quando surgiu a Rede Mundial de Computadores - World Wide Web (www), até os dias de hoje, mais de 10 bilhões de objetos estão conectados virtualmente.

Ao longo das últimas décadas, a quantidade de dados gerados tem crescido de forma exponencial. O surgimento da internet fez sairmos da era do terabyte para o petabyte, e a internet das coisas aumentou de forma abrupta a quantidade de dados gerados. Em 2015, entramos na era do zetabytes, e atualmente geramos mais de 2,5 quintilhões de bytes diariamente.

A esta quantidade enorme de dados foi dado o nome de big data. Este termo surgiu em 1997 e seu uso foi utilizado para nomear essa quantidade cada vez mais crescente e não estruturadas de dados sendo gerados a cada segundo. Atualmente o big data é essencial nas relações econômicas e sociais e representou uma evolução nos sistemas de negócio e na ciência.

Dentro deste contexto, o curso de Ciência da Computação da Unifor promove, no dia 6 de maio, o Seminário BIG DATA: uma Visão Interdisciplinar. O evento, que acontece a partir das 18h no Auditório da Biblioteca, trará professores e pesquisadores a fim de debaterem sobre o fenômeno de pessoas e coisas digitalmente conectadas gerando dados e soluções crowdsourcing.

A participação é aberta aos alunos do CCT e demais interessados sobre o tema.

18h - Abertura

• Professores Liádina Camargo e Carlos Caminha

18h30h às 19h15 - Como cientistas de dados podem ser exploradores espaciais?

• Palestrante: Erneson Alves de Oliveira (Unifor)
  • Resumo: A interdisciplinaridade da área de Ciências de Dados é notória e um dos fatores determinantes para o seu sucesso. Hoje, profissionais com esse perfil de conhecimento são cobiçados por instituições públicas e privadas, do mercado nacional e internacional. Aqui, apresentamos um estudo sobre bacias hidrográficas que utiliza modelagem computacional e dados reais de altura para a Terra, Lua e Marte. Nosso estudo sugere que a lei de Hack pode ter sua origem puramente nas linhas máximas e mínimas das paisagens.
  • Minicurrículo: Possui Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Física da UFC e no Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor. Atualmente, é professor do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Unifor, pesquisador da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

19h30h às 20h15 - Visão Geral e Aplicações de Aprendizagem Profunda

• Palestrante: Lívio Antônio Melo Freire (UFC)
  • Resumo: Abordagens baseadas em Aprendizagem de Máquina apresentam soluções computacionais promissoras para vários problemas do mundo real difíceis de serem resolvidos por meio da programação tradicional. Nesse contexto, destaca-se a Aprendizagem Profunda, que busca reproduzir o funcionamento dos neurônios no cérebro e aplica uma analogia semelhante para ajudar as máquinas a aprenderem pelo uso de Redes Neurais Artificiais. Nessa palestra, iremos apresentar, de maneira geral, a aplicação de modelos de Aprendizagem Profunda para resolver problemas computacionais, além de discutirmos as habilidades necessárias para quem deseja atuar nessa área.
  • Minicurrículo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente, é estudante de Doutorado (MDCC/UFC) e professor efetivo da UFC (Campus de Crateús).

20h30 às 21h15 - Como a opinião pública torna-se extrema?

• Palestrante: Saulo Davi Soares e Reis (UFC)
  • Resumo: Investigamos a emergência de tendências extremistas na sociedade por meio de da análise e modelagem de pesquisas de opinião pública em um grupo amplo de tópicos de interesse como religião, economia e políticas públicas. Os dados apresentam um claro indicador do surgimento de posturas extremas na sociedade. Esse é uma relação não linear entre a fração de indivíduos apresentando um postura extrema e a fração de indivíduos que também inclui moderados. Propomos um modelo de ativação capaz de reproduzir qualitativamente os resultados empíricos para a dinâmica de opiniões cuja as regras de interação incluem a "teimosia" dos indivíduos. Em nosso modelo, o surgimento da não linearidade está associado a uma transição abrupta associada à uma avalanche de posturas extremas na sociedade, a qual pode representar um precursor da transição de uma sociedade moderada para o extremismo.
  • Minicurrículo: Professor do Departamento de Física da UFC. Atua principalmente na área de Mecânica Estatística e Física Computacional com principal interesse em Física de Sistemas Complexos. Sua pesquisa concentra-se nos temas de Teoria da Percolação e Dinâmica de Processos em Redes Complexas.

Seminário BIG DATA: uma Visão Interdisciplinar
Data: 6 de maio de 2019 (segunda-feira)
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor