null Série-escola “Artes de PROA” estreia na TV Unifor, TV Ceará e Youtube

Ter, 23 Junho 2020 11:59

Série-escola “Artes de PROA” estreia na TV Unifor, TV Ceará e Youtube

Produção é uma parceria entre o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e a Escola Porto Iracema das Artes.


Frame do episódio “Constituição Coreográfica Criminosa”, de Dança, que começa a ser exibido dia 02 de julho. (Foto: Divulgação)
Frame do episódio “Constituição Coreográfica Criminosa”, de Dança, que começa a ser exibido dia 02 de julho. (Foto: Divulgação)

Um ano de imersão artística em uma experiência única de formação, integração e produção supervisionada no Brasil chegará às diversas telas. A série documental “Artes de PROA” – Programa de Formação e Produção Supervisionada de Série-Escola –, realizada pela Escola Porto Iracema das Artes em coprodução com o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, será exibida na TV Unifor (canal 181 da Net) e na TV Ceará (canais 17 da Net, 517 da Multiplay e 15 da Brisanet), além do canal do Youtube da Escola.

A obra documenta o processo criativo de artistas integrantes da 5ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes em 2017. Cada episódio tem como foco um projeto de cada uma das cinco linguagens dos Laboratórios – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. 

Os cinco episódios de 20 minutos cada serão disponibilizados semanalmente. A estreia será na próxima quinta, dia 25 de junho, a partir das 22h, na TV Unifor, com reprise na sexta, dia 26 de junho, às 16h. No sábado, dia 27 de junho, o mesmo episódio será exibido na TV Ceará às 22h30, com reprise na quarta, dia 1º de julho, às 19h15. Mas já a partir do dia 28 de junho, domingo, o canal do YouTube da Escola deixa disponível a produção.

“Os documentários constituíram uma experiência formativa inédita no campo audiovisual e ganham potência no atual isolamento social. Estamos vivendo um momento em que as chamadas ‘artes vivas’, o teatro e a dança, migram para o ambiente virtual, na impossibilidade do contato físico. A série Artes de Proa, em certa medida, proporcionou aos alunos de cinema o exercício de práticas que se tornarão rotina no mundo das artes: a quase obrigatoriedade de registros audiovisuais dos processos/espetáculos artísticos que encontraram novas formas de expressão nas esferas virtuais”, observa a professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

O episódio de estreia é o de Cinema, com o projeto “Onde não tem casa”, das roteiristas Emilly Benevenuto e Fernanda Mancilla. Na obra, elas enfrentam as dificuldades de criar seu primeiro roteiro de longa-metragem de ficção, sob a orientação dos experientes cineastas brasileiros Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado. Enquanto as roteiristas preparam uma apresentação pública da história para toda a cidade – um suspense violento sobre o feminicídio cearense –, o apoio e a amizade entre elas são mais fortes do que todas as incertezas do processo criativo.

A seguir, será apresentado o de Dança, “Constituição Coreográfica Criminosa”, com os artistas Andréia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix. O episódio seguinte documenta o projeto de Artes Visuais, “051 – Grande Circular”, com os artistas Samuel Tomé e Linga Acácio. O de Teatro será o quarto episódio e traz o projeto “Despejadas”, com as atrizes Amanda Freire, Nayana Santos, Edna Freire e Kelly Enne Saldanha. Fechando a série, o projeto de Música “Sila Crvs A.O.A”, com os músicos Álvaro Ximenes, Gabriel Farias, Isaac Omar e Marta Aurélia.

Sobre a série “Artes de PROA”

A produção é a primeira do gênero no país, reunindo 57 alunos das principais instituições de ensino de Fortaleza, como a Universidade Federal do Ceará, a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Universidade de Fortaleza e o próprio Porto Iracema das Artes, além de artistas cearenses já atuantes nas mais diversas linguagens artísticas. Ao longo da formação, os estudantes receberam oficinas e tutorias com diversos profissionais para a produção dos episódios.

Segundo Lis Paim, uma das coordenadoras e tutora de montagem da série, “desde o começo, a intenção era a de construir um amplo ambiente de criação e aprendizado coletivo entre as diferentes experiências de formação em cinema na cidade de Fortaleza, que não são poucas, ao mesmo tempo em que se produzia a memória fílmica de projetos artísticos de profissionais já atuantes na cena cultural da cidade, dando-lhes mais possibilidade de circulação pelo audiovisual”.

Iniciado em outubro de 2017 sob a coordenação de Arthur Leite, Bete Jaguaribe e Lis Paim, o “Artes de PROA” – Programa de Formação e Produção Supervisionada de Série-Escola é uma co-produção entre o Porto Iracema e o Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. 

Sobre o Porto Iracemas das Artes

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Estude Cinema e Audiovisual da Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

Pioneira no Ceará, a graduação em cinema e audiovisual da Unifor, da Fundação Edson Queiroz, forma profissionais para os diferentes campos do audiovisual, que possam atuar desde a concepção artística e estética à produção de conteúdo, com uma visão crítica capaz de compreender a complexidade da experiência contemporânea. Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5) por duas vezes consecutivas, a proposta pedagógica do curso tem o intuito de criar ambientes capazes de articular conteúdos teóricos e experiências práticas, que mobilizem o exercício do pensamento e das sensibilidades do estudante. Em 2019, foi eleito o melhor programa de graduação em Cinema das regiões Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), entre as instituições de ensino privadas.

Confira as regras em unifor.br.

Programação

Episódio Cinema

ONDE NÃO TEM CASA, com Fernanda Mancilla e Emily Benevenuto

25/06 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 26/06, às 16h

27/06 (sábado) – 22h30 – TVC
*reprise na quarta, 01/07, às 19h15

28/06 (domingo) – 18h – Youtube do Porto Iracema das Artes

Episódio Dança

CONSTITUIÇÃO COREOGRÁFICA CRIMINOSA, com Andréia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix

02/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 03/07, às 16h

04/07 (sábado) – 22h30 – TVC
*reprise na quarta, 08/07, às 19h15

05/07 (domingo) – 18h – Youtube do Porto Iracema das Artes

Episódio Artes Visuais

051 – GRANDE CIRCULAR, com Linga Acácio e Samuel Tomé

09/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 10/07, às 16h

11/07 (sábado) – TVC
*reprise na quarta, 15/07, às 19h15

12/07 (domingo) – 18h – Youtube do Porto Iracema das Artes

Episódio Teatro

DESPEJADAS, com Amanda Freire, Nayana Santos, Edna Freire e Kelly Enne Saldanha

16/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 17/07, às 16h

18/07 (sábado) – TVC
*reprise na quarta, 22/07, às 19h15

19/07 (domingo) – 18h – Youtube do Porto Iracema das Artes

Episódio Música

SILA CRVS A.O.A, com Álvaro Ximenes, Gabriel Farias, Isaac Omar e Marta Aurélia

23/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 24/07, às 16h

25/07 (sábado) – TVC
*reprise na quarta, 29/07, às 19h15

26/07 (domingo) – 18h – Youtube do Porto Iracema das Artes

Serviço

Episódios da série-escola “Artes de Proa” na TV Ceará, TV Unifor e Youtube
A partir de quinta-feira, dia 25 de junho
TV Unifor (canal 181 da Net), TV Ceará (canais 17 da Net, 517 da Multiplay e 15 da Brisanet) e canal do YouTube do Porto Iracema das Artes