null THE Impact Rankings 2021: Universidade de Fortaleza ganha destaque internacional por ações de desenvolvimento sustentável

Qua, 21 Abril 2021 09:00

Produzida por organização britânica, classificação considera ações de Universidades perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Unifor destaca-se em quatro deles: saúde e bem-estar, inovação, sustentabilidade e justiça social.

Crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, um dos muitos projetos sociais realizados pela Unifor que têm visibilidade internacional. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acaba de ser reconhecida pela entidade britânica Times Higher Education (THE) por seu engajamento em iniciativas de impacto positivo para com a sociedade. A instituição está presente na edição 2021 do THE Impact Rankings, único ranqueamento internacional que avalia o desempenho de Universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Este é o terceiro ano em que o ranking é realizado.

“Os rankings acadêmicos são instrumentos que possibilitam às Universidades avaliarem suas missões institucionais e, a partir dos resultados, potencializarem a melhoria dos serviços e produtos oferecidos à comunidade universitária e à sociedade”, explica Nise Sanford Fraga, responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) da Unifor.

Sobre o THE Impact Ranking, ela informa que “avalia mundialmente o impacto das atividades das universidades referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, além de oportunizar a divulgação das ações institucionais desenvolvidas na área de responsabilidade social”. Para que seja feita a análise, são considerados indicadores comparativos em quatro áreas: pesquisa, alcance, administração e ensino. Você pode saber mais sobre a metodologia adotada clicando aqui.

Nise observa que as instituições são avaliadas com insumos resultantes dos cursos de graduação e pós-graduação, da pesquisa científica produzida pela Universidade, da empregabilidade de egressos, da transferência de tecnologia, da inovação tecnológica, da projeção internacional, entre outros fatores. “Dessa maneira, observa-se que os resultados oferecem material fértil para análise e aprimoramento das ações de planejamento”, pontua.

“A Universidade de Fortaleza, em concordância com sua missão, princípios e valores, desde o seu início desenvolve ações fortemente pautadas na contribuição de resolução dos problemas que afetam a sociedade”, ressalta a professora. A Unifor foi classificada nos seguintes objetivos do THE Impact Ranking: ODS 3 – “Saúde e Bem-Estar” (301-400); ODS 9 – “Indústria, Inovação e Infraestrutura” (401-600); ODS 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis” (201-300) e ODS 16 – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” (201-300).

Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, o professor Dr. Randal Martins Pompeu declara que “estar entre as instituições posicionadas no THE Impact Ranking é motivo de orgulho para todos nós. Trata-se de um relevante reconhecimento internacional que indica que a Fundação Edson Queiroz está no caminho certo no que concerne ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS da ONU, notadamente com relação à saúde e bem-estar, inovação, sustentabilidade e justiça social”.

Randal acrescenta, ainda: “Essa conquista se deve, sobretudo, aos contínuos investimentos em projetos de Responsabilidade Social, Esporte, Arte e Cultura, inclusive nestes tempos de pandemia de Covid-19”. Vale salientar que a Universidade de Fortaleza conta com uma Divisão de Responsabilidade Social, uma Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), uma Divisão de Arte e Cultura, um Projeto de Cidadania Ativa (PCA) e muitos outros escritórios e iniciativas voltados não só para a comunidade acadêmica, mas toda a população que dela se beneficia.