null Fortaleza faz 295 anos: conheça ações realizadas em apoio à cidade e sua população

Seg, 12 Abril 2021 14:31

Fortaleza faz 295 anos: conheça ações realizadas em apoio à cidade e sua população

No aniversário da capital cearense, a Universidade de Fortaleza e a Fundação Edson Queiroz destacam contribuições ao desenvolvimento sustentável da cidade


Há 50 anos em atividade, a Fundação Edson Queiroz contribui ativamente, por meio da Universidade de Fortaleza, com o crescimento da cidade. (Foto: Divulgação Unifor)
Há 50 anos em atividade, a Fundação Edson Queiroz contribui ativamente, por meio da Universidade de Fortaleza, com o crescimento da cidade. (Foto: Divulgação Unifor)

Na próxima terça-feira, 13 de abril, Fortaleza comemora 295 anos de existência. Fundada em 1726, a cidade hoje conta com mais de 2,5 milhões de habitantes e um território de aproximadamente 313,8 km², sendo reconhecida por seu povo alegre, seus recursos naturais belos e abundantes, e sua economia, eleita como a melhor do Nordeste. 

Como uma instituição que possui a cidade em nome, a Universidade de Fortaleza e sua mantenedora, a Fundação Edson Queiroz (FEQ), preocupam-se ativamente em contribuir com o crescimento urbano, social, acadêmico e econômico, e com a preservação ambiental e cultural de Fortaleza, sua natureza e seu povo.

Para que a população fortalezense possa desfrutar e conhecer mais sobre os serviços e as contribuições da Unifor e da FEQ à cidade, listamos aqui uma série de ações que foram desenvolvidas em prol da cidade.

Ações que a Universidade de Fortaleza disponibiliza para a cidade

Ciente do seu compromisso com a sociedade cearense, a Unifor encarou todos os desafios que surgiram no combate à Covid-19 na Capital, mobilizando a comunidade acadêmica, investindo em ações de pesquisa e de apoio à população, e firmando parcerias com as autoridades governamentais e a iniciativa privada. Você pode conferir uma lista completa delas clicando aqui.

É relevante destacar que uma das principais ações desenvolvidas com apoio da Universidade de Fortaleza foi a criação do capacete Elmo, um equipamento com baixo custo de produção e capaz de reduzir a necessidade de respiradores pulmonares artificiais. Em outubro do ano passado, ele recebeu autorização da Anvisa para ser fabricado e comercializado. 

Desde dezembro, mais de 500 capacetes já foram produzidos e doados para hospitais cearenses, em uma parceria entre a FIEC e a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz que ficou responsável por sua produção em larga escala. Em janeiro, o Governo do Ceará doou 65 unidades do dispositivo para o Governo do Amazonas, em uma ação solidária que repercutiu nacionalmente.

Além de estudos relacionados ao Elmo, a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor investiu em nove projetos de pesquisa relacionados ao enfrentamento da Covid-19 e de suas consequências para diferentes áreas. A Universidade de Fortaleza também disponibilizou duas plataformas digitais para a divulgação de conteúdos relacionados ao tema: os hotsites Campus Saudável e Coronavírus.

Com mais de 720 mil metros quadrados de extensão, o campus da Universidade de Fortaleza é um inestimável patrimônio natural da cidade. Nele, passeios ao ar livre são fontes infindas de vitalidade e bem-estar. Aberto à visitação pública em tempos pré-pandêmicos, ele se configurou como espaço perfeito para realizar exercícios físicos, promover piqueniques, brincar, comemorar aniversários, concentrar-se nas leituras ou simplesmente entregar-se à livre fruição introspectiva do meio ambiente, tudo isso com segurança e zelo.

Seu amplo espaço é uma verdadeira reserva de conservação da fauna e flora local: trata-se de um ambiente repleto de baobás, palmeiras imperiais, pau-brasil, carnaubais, pau d’arco roxo, pau branco, cajueiros, jacarandás, oitis, ipês e muitas outras plantas, bem como de saguis, emas, cassacos, patos, pavões e outros animais silvestres. Aqui, além de serem preservados os bens naturais, luta-se pela consciência ambiental: anualmente, a Universidade abriga a “Semana do Meio Ambiente”, evento de abrangência internacional que põe Fortaleza na rota de cidades ambientalistas.

Além do campus Unifor, a Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Departamento Estadual de Rodovias (DER/CE), presenteou a cidade em 2018 com o Passeio Edson Queiroz. O espaço, que fica localizado no canteiro central da Avenida Washington Soares, é composto por quatro áreas de convivência, com 16 bancos de concreto, jardins, cinco suportes metálicos para trepadeiras floríferas e uma fonte circular com vegetação central.

Além de local para aqueles que desejam praticar atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta, o Passeio traz, eventualmente, exibições dos Grupos de Arte da Unifor, como o Coral e o Grupo Mirante de Teatro. Essas apresentações fazem parte do Projeto Quinta com Arte, que busca levar a arte até o público no momento em que estão vedados eventos em lugares fechados, em razão da pandemia causada pela Covid-19.

Ao assumir uma postura comprometida com a sociedade, a Universidade de Fortaleza oferece programas e projetos voltados para voluntariado, educação e capacitação profissional, permitindo um campo prático para seus estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de diferentes grupos sociais. Partindo do princípio de gerar melhoria de vida à população de Fortaleza, em especial àquela presente em áreas adjacentes à instituição, os projetos são dotados de ampla presença para com a comunidade, desenvolvendo atividades variadas e de grande importância em seus cenários de atuação.

Vale ressaltar, inclusive, que em 2020 a Unifor foi contemplada pela 16ª vez com o selo “Instituição Socialmente Responsável 2020-2021”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação reconhece o engajamento que a instituição possui em ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável. Cerca de 85 atividades em prol da comunidade foram realizadas só ano passado.

Dentre elas, destaca-se a oferta regular de vagas para os cursos do Centro de Formação Profissional, projeto vinculado à Vice-Reitoria de Extensão da Unifor que visa promover a capacitação profissional de pessoas e sua inserção no mercado de trabalho. Todos os cursos são gratuitos e dão direito a certificado. Ano passado, foram disponibilizadas cerca de 1.000 oportunidades, além da formação de turmas específicas para pessoas com deficiência auditiva. 

Há ainda a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, inaugurada em 1982 e localizada no próprio campus da Unifor. Atualmente, ela recebe cerca de 550 alunos, que são filhos de funcionários da Unifor ou de moradores das comunidades circunvizinhas à Universidade, proporcionando educação gratuita, material escolar, refeições e fardamento. Mais de 20 mil crianças já passaram pela Escola. 

Ano passado, em razão da pandemia, foram doados mais de mil cestas básicas e 500 chips com acesso à internet para as crianças da Esola e suas famílias, a fim de que pudessem continuar seus estudos de forma remota neste período de distanciamento social.

O Espaço Cultural Unifor se constitui como um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população. Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016, ele foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Atualmente, o Espaço Cultural Unifor conta com duas exposições em cartaz: “50 Duetos”, mostra comemorativa dos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, e “Águas de Março”, a maior exposição individual do artista Sérgio Helle já realizada. Inspirações na cidade de Fortaleza, evidentemente, se fazem presentes em ambas as mostras. Uma das composições originais realizadas para “50 Duetos” é um retrato claro do imaginário cearense: as jangadas de “Secando a Vela” (1926), óleo sobre tela de Vicente Leite, são atualizadas na série “Mucuripe” (1952-2011), do fotógrafo Chico Albuquerque, ambos do Ceará. Já a obra “Cocó”, presente em “Águas de Março”, homenageia a popular reserva ambiental de Fortaleza.

Além do Espaço Cultural Unifor, outro relevante pólo cultural de Fortaleza é o Teatro Celina Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza e inaugurado em 2003. Um dos principais palcos do Ceará, o Teatro serve como casa permanente de apresentações para os grupos de arte coordenados pela Unifor (Camerata, Coral, Big Band e Grupo Mirante de Teatro) e também abriga o projeto “Grandes Espetáculos”, que insere Fortaleza no circuito brasileiro de importantes produções nacionais. 

Com arte, cultura e educação como elementos principais, o “Grandes Espetáculos” visa contribuir de forma significativa para a formação de plateia no Ceará. Toda a renda arrecadada pelo projeto é revertida para um fundo de fomento a produções de artes cênicas locais e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Com os recursos do fundo de cultura, a Fundação Edson Queiroz investe e apoia montagens e temporadas de peças, de forma a promover produções locais.

Para além da formação profissional de excelência, a Universidade de Fortaleza também disponibiliza serviços gratuitos na área de saúde à população da cidade. São diversos equipamentos, projetos e ações que alinham o conhecimento acadêmico com a prática voltada para atendimento e benefício das comunidades de Fortaleza.

O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor é referência nas regiões Norte e Nordeste ao realizar atendimentos multidisciplinares, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular. Como parte da sua responsabilidade social, o NAMI oferece diversos serviços - exames, vacinas, análises clínicas, centro de imagens, entre outros - sempre reforçando sua excelência na assistência à população.

Criadas para oferecer um campo de prática para alunos da graduação em Odontologia, as Clínicas Odontológicas da Unifor oferecem atendimento gratuito à população de Fortaleza e demais localidades do Estado. São 100 consultórios que oferecem serviços nas variadas especialidades odontológicas, como restaurações, tratamento de canal, cirurgia, prótese, aparelhos ortodônticos e exames radiológicos. Os atendimentos acontecem por meio de encaminhamento médico, seja da rede pública ou privada.

Estudar e cuidar da saúde em um só lugar, otimizando tempo e desfrutando de professores e infraestrutura diferenciada: este é um dos diferenciais que a Unifor oferta aos seus alunos, funcionários e comunidade em geral, por meio da Academia Unifor. Contando com estacionamento gratuito e equipamentos de última geração distribuídos em área espaçosa e climatizada, a Academia oferece diversos serviços como circuito funcional, spinning, lutas, pilates, avaliação nutricional e avaliação física, além da musculação tradicional.

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor presta atendimento jurídico gratuito à comunidade de Fortaleza, configurando-se como um campo de estágio para os alunos matriculados no curso de Direito da Unifor, os quais desenvolvem as suas atividades sob a orientação e supervisão de professores atuantes no mercado de trabalho, bem como com uma equipe de analistas jurídicos e assistente social.

O EPJ atua em parceria com a  Defensoria Pública Estadual, com a Justiça Federal do Ceará, com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Procon Assembleia e o Ministério Público Estadual. Ele oferece auxílio nas causas afetas à competência da Justiça Comum Estadual, através do peticionamento inicial, no limite dos convênios celebrados, proporcionando aos alunos uma ampla e diversificada prática jurídica na primeira e segunda instâncias de jurisdição, tanto em matéria cível quanto criminal, além de beneficiar a comunidade que se vale dos seus serviços, na medida que promove a inclusão social, ampliando o acesso à justiça. Você pode conhecer mais sobre seus serviços clicando aqui.

O acesso à informação é fundamental para o crescimento social e cultural do ser humano. Pensando nisso, a Biblioteca Central Unifor disponibiliza conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento em multiplataformas. Criada em 1973, juntamente com a instituição, ela oferece uma extensa lista de serviços à população fortalezense. 

Alguns de seus projetos mais proeminentes são o Biblioteca para Todos, o Biblioteca Portas Abertas e o Biblioteca Escola, que buscam ampliar, incentivar e disponibilizar as oportunidades do saber através da literatura e educação continuada para a comunidade acadêmica e público externo. Além deles, ela dispõe ainda da Coleção Rachel de Queiroz e da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel como atrativos para visitação. 

A Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é a primeira dentro de uma instituição de ensino superior em Fortaleza a catalogar, indexar, e organizar com cuidados especiais os folhetos de cordéis, que são frágeis por suas características físicas, objetivando a sua maior preservação. O acervo soma 1.606 mil títulos disponíveis para consultas locais pela comunidade em geral.

Por sua vez, grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz está aberta à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza. Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira.