null Tradição e criatividade impulsionam a moda cearense

Qui, 6 Agosto 2020 18:29

Tradição e criatividade impulsionam a moda cearense

O Ceará é um dos maiores produtores do setor têxtil do Brasil. A qualidade da produção, a tradição do estado na área e a criatividade dos profissionais são elementos importantes.


Priscila Medeiros é coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Priscila Medeiros é coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

A tradição e a criatividade da moda cearense fazem o estado ser referência no artesanato e na moda no Brasil, com lançamentos de criações que tornam o Ceará um grande centro dinâmico na área do design. Anualmente, Fortaleza é palco de grandes eventos no setor criativo da moda, que ajudam a difundir os conceitos da economia criativa, como é o caso da FEBRATEX, a maior feira das Américas para indústria têxtil e de confecções; o Ceará Moda Acessível; e o Dragão Fashion Brasil, que aconteceu virtualmente este ano e é considerado o maior evento de moda autoral da América Latina. 

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Priscila Medeiros, a palavra “resistência” define a moda cearense, uma vez que devido aos longos períodos de estiagem que prejudicam a qualidade da produção do algodão e da concorrência asiática no setor, os profissionais da área precisam se reinventar constantemente na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico.

“Esse ecossistema criativo em torno do setor gera possibilidades para que os agentes que atuam no mercado consigam driblar as consequências causadas pela pandemia. Assim, apesar da crise, os profissionais da moda estão criando e explorando tendências, provando que há espaço para inovar e gerar riquezas a partir da criatividade e do capital intelectual de quem faz a moda cearense”, ressalta Priscila Medeiros. 

Geração de emprego após a pandemia 

A professora afirma que por ser um polo estratégico na área têxtil, o Ceará oferece oportunidades para os profissionais da área de Design de Moda. Contudo, devido à atual crise sanitária, ela reforça que o mercado de trabalho vai exigir maior qualificação dos profissionais. “Há uma grande expectativa porque os setores de confecção, vestuário e têxtil são fortes em termos econômicos e em índices de empregabilidade no Ceará”, destaca. 

Para Priscila, é urgente pensar na força criativa oriunda de uma formação focada em pesquisa, conhecimento e criatividade, uma vez que os profissionais da área precisam saber interpretar sinais do presente, a fim de criar soluções para os problemas complexos da sociedade contemporânea. “Dessa forma, no contexto pós-pandemia, o profissional formado em Design de Moda se torna ainda mais necessário. Vai ser um profissional cada vez mais importante para as empresas e indústrias da área”, defende a coordenadora.  

Possibilidades de aprendizado

A graduação em Design de Moda da Unifor prepara o aluno para atuar em diversas áreas: figurino, marketing de moda, produção de moda, desenvolvimento de estamparia, modelagem, tecelagem, ou, qualquer outra área da moda, uma vez que o curso tem uma visão transversal da moda. Dessa forma, o aluno da Universidade de Fortaleza pode escolher em qual área deseja atuar, escolhendo a partir das suas aptidões e gostos pessoais. 

A fim de proporcionar aos alunos experiências práticas, o curso realiza o Unifor Moda Integra - UMI, no qual os alunos apresentam suas criações, resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, e o projeto Tá na Moda, Tá Faixa, uma intervenção urbana realizada nas ruas de Fortaleza. 

A graduação também prepara o egresso para empreender na área de moda por meio de projetos. “Eles desenvolvem a criação de uma marca de moda pensando na gestão, empreendedorismo e identidade visual. Além disso, também ofertamos disciplinas específicas atreladas ao empreendedorismo na moda e gestão de negócios de moda”, garante a coordenadora Priscila Medeiros.

Segundo a professora, o aluno que optar por ter seu próprio negócio tem todos os subsídios ainda na graduação para tornar seu sonho realidade. “Nós estimulamos que isso aconteça e temos diversos alunos que saíram da graduação e que estão empreendendo e, hoje, são grandes empresários”.  

A experiência de quem está no mercado 

Apaixonado por moda, Michel Lavor é egresso do curso de Design de Moda da Unifor e viu na loja de roupas de alfaiataria feminina de sua mãe uma fonte de inspiração para a vida toda. “Na escola só falavam dos cursos tradicionais, como direito ou medicina. Foi por conta de um curso de modelagem que descobri que existia a graduação em Moda. Na hora pensei que ali era minha chance de ter uma carreira”.  

Auxiliando a mãe desde criança, Michel começou a empreender aos 16 anos, quando abriu sua primeira loja de roupas no centro da cidade.  “Era bem popular, mas foi daí que comecei. Aos 19 anos, comprei a primeira loja na José Avelino. Aos 22 anos, abri a segunda loja e trabalhava muito. Nessa época vi a necessidade de adquirir conhecimento e me especializar na área da moda. Pensei que era uma forma de trabalhar menos. Foi quando entrei no curso de modelagem e descobri o curso da Unifor”, conta. 

Durante a graduação Michel Lavor conseguiu um estágio no Projeto LAB, do Ponto da Moda.  “Foi minha primeira experiência profissional formal, fui efetivado, promovido e hoje estou no setor de compras como Analista de Estilo, trabalho há quase cinco anos na empresa”, explica Michel. 

Para ele, quem deseja se destacar na área precisa ter perseverança, apesar das dificuldades que irão existir, como trabalhar e conciliar a faculdade, por exemplo. “Ganhei uma menção honrosa duas vezes como aluno da Unifor. Sou muito grato aos professores e amigos”, destaca. 

Moda Sustentável 

Marina Parente, egressa do curso de Design de Moda da Unifor, é estilista e proprietária da Marilisa Slow Fashion (@marilisaoficial). Desde criança, por influência da mãe e da irmã mais velha, já idealizava uma carreira na área da moda. Ela conta que escolheu a Unifor porque o curso combina com sua personalidade. “Queria algo prático, em que pudesse pôr a mão na massa e estar apta para trabalhar rapidamente. A graduação me apresentou um leque de oportunidades para minha inserção no mercado de trabalho e me capacitou para o mesmo”. 

No quarto semestre do curso, a estilista e empresária teve seu primeiro contato com a sustentabilidade na moda. “Até então eu sentia que era algo utópico”, relembra Marina. Foi durante a aula da professora Renata Santiago que ouviu falar em inovações que alinham moda e sustentabilidade ao dia a dia dos consumidores. “Fiquei encantada como esses temas poderiam trabalhar tão bem juntos, com um propósito tão especial”, comenta.  

O interesse pelo tema foi crescendo durante a graduação e quando chegou o momento de escrever a monografia ela não teve dúvidas. “Relatei à minha orientadora, Professora Priscila Medeiros, sobre os assuntos que tinha mais interesse, dessa forma, decidimos fazer um estudo de caso, eu escrevi sobre moda, negócios e sustentabilidade. Era tudo que precisava para me conduzir até onde estou hoje”, destaca. 

Atualmente, Marina administra uma marca de moda feminina e sustentável em Fortaleza e atua em todos os setores, desde o chão de fábrica até a gestão das redes sociais. A Marilisa tem como foco produzir moda casual e jovem que gere menor impacto negativo e maior impacto positivo, trabalhando com tecidos biodegradáveis, certificados e naturais. 

“Temos o propósito de semear nas consumidoras de moda e no mercado local o desejo de transformação de hábitos em prol da sustentabilidade e fazê-los repensar suas práticas. Tudo isso faz parte da nossa comunicação como marca e empresa. Nossos valores estão pautados na transparência, na diversidade, no impacto positivo socioambiental e na satisfação do cliente. Após um ano de marca, recebemos muitos feedbacks positivos sobre os produtos, o propósito e nosso trabalho. É muito gratificante, pois a moda sustentável é necessária para um futuro mais equilibrado em termos de produção e consumo”, destaca.  

Atuação profissional 

Com forte potencial de empregabilidade, o profissional formado em Design de Moda da Unifor poderá trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda. 

Com os conhecimentos adquiridos na Universidade, o egresso poderá atuar em qualquer uma das etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Estude Design de Moda na Unifor

Para você que quer cursar Design de Moda, não perca mais tempo e ingresse na Universidade de Fortaleza. O curso de Design de Moda da Unifor possui cinco semestres de duração e mantém um amplo relacionamento com profissionais renomados em atuação no mundo da moda, além de trabalhar uma educação voltada ao empreendedorismo. O curso busca desenvolver ações que engajem os alunos no mercado de trabalho a partir de parcerias com marcas e ações em eventos da área. 

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