null Unifor disponibiliza playlists criadas com ajuda de inteligência artificial

Seg, 18 Março 2024 18:39

Unifor disponibiliza playlists criadas com ajuda de inteligência artificial

As seleções trazem músicas com propostas para diferentes tipos de situações e estão disponíveis na conta da Universidade de Fortaleza no Spotify


Por meio da inteligência artificial do ChatGPT foram criadas três playlists para inspirar os alunos (Ilustração: Getty Images)
Por meio da inteligência artificial do ChatGPT foram criadas três playlists para inspirar os alunos (Ilustração: Getty Images)

A música tem o poder de nos transportar para diferentes estados mentais e emocionais, oferecendo uma imersão profunda em nossos pensamentos e tarefas. Estudar com uma trilha sonora adequada pode amplificar essa experiência, aprimorando nossa capacidade de foco e atenção.

As batidas ritmadas podem sincronizar-se com o ritmo natural do nosso pensamento, enquanto as melodias suaves podem criar um ambiente calmo e tranquilo, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, o que, por sua vez, promove um ambiente mais propício ao aprendizado e à absorção do conhecimento.

Além disso, a música pode desencadear uma resposta emocional que pode aumentar a motivação e o engajamento com o material de estudo. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza- instituição da Fundação Edson Queiroz - usou a inteligência artificial do ChatGPT para criar algo que inspire os alunos. Ao todo, estão sendo disponibilizadas três playlists com 30 músicas cada, contendo temáticas diferentes em cada uma delas. 

As playlists podem ser seguidas e ouvidas na conta da Unifor no aplicativo Spotify. Confira!

Playlists da Unifor

  • “Para relaxar a mente” 

Músicas relaxantes destinada a estudantes. A ideia é fornecer a possibilidade de estudar tranquilamente por meio da música. 
Ouça aqui!

  • Trajetórias

Uma trilha que permite a conexão entre os visitantes e as obras, destinada a visitantes de uma exposição artística. 
Ouça aqui!

  • Orgulhe-CE

De diferentes artistas cearenses, a ideia é prestar uma homenagem a essas pessoas, memorando clássicos como “Deslizes” de Fagner e “Alucinação” de Belchior, suscitando aos ouvintes orgulho de suas origens e pertencimento. 
Ouça aqui!