null Unifor é a instituição de ensino superior com maior número de estrelas no Guia da Faculdade

Seg, 26 Outubro 2020 17:45

No total, a universidade conseguiu 108 estrelas: Ciências Contábeis obteve nota máxima e 22 outros cursos obtiveram conceito “muito bom”

Professora Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Contábeis, destaca que o bom desempenho do curso se deve à promoção do protagonismo do estudante. (Foto: Ares Soares)

Entre públicas e privadas, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi a instituição de ensino superior do Ceará em 2020 com o maior número de estrelas na avaliação do Guia da Faculdade/Estadão: 108. No total, todos os 28 cursos foram avaliados e “estrelados”, destacando Ciências Contábeis, com o conceito máximo. Os conceitos são de bom (3 estrelas), muito bom (4) e excelente (5).

O Guia da Faculdade, parceria do Quero Educação com o jornal O Estado de S. Paulo, utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade atua como instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Os pesquisadores levam em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. Em 2020 a pesquisa contou com a participação de 9.200 coordenadores e professores e ensino superior como avaliadores. A divulgação do resultado de 2020 foi feita neste domingo, 25 de outubro.

Para a professora Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, o desempenho da graduação no Guia da Faculdade/Estadão se deve a diversos fatores:

“Sem dúvida, conseguimos esse resultado principalmente porque temos professores voltados para a promoção do protagonismo do estudante e comprometidos com o processo de aprendizagem a partir de formação em competências essenciais. Temos o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), bastante atuante na cooperação técnica com a Receita Federal, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Finanças do Município (Sefin), além da cooperação com a Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará (CGE), a partir da qual é possível implementar novos projetos voltados à sociedade com a participação de professores e alunos”.

A professora Alexandra Siebra destaca ainda a participação de executivos, empresários e gestores de empresas de grande porte nas aulas do curso, compartilhando suas experiências e ferramentas da contabilidade, utilizadas para solução de problemas. “Realizamos lives e encontros que promovem a discussão de temas relevantes para a formação profissional e dispomos de biblioteca digital e banco de dados utilizados na produção de planos de negócios, artigos científicos e atividades avaliativas que instrumentalizam os alunos nas competências exigidas pelo mercado”, complementa.

Cursos da Unifor com 5 Estrelas (Conceito “Excelente”)

• Ciências Contábeis

Com 4 Estrelas (Conceito “Muito Bom”)

• Administração de Empresas