Unifor e Prefeitura de Fortaleza firmam parceria para desenvolvimento de ferramenta de ensino a distância para servidores municipais

seg, 25 setembro 2023 09:40

Será estruturado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a partir da tecnologia e do conhecimento já adquirido no uso da plataforma concebida pela Universidade de Fortaleza

Representantes da Unifor estiveram presentes na solenidade que marcou o início da parceria (Foto: Diva Fernandes)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - firmou importante parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que dará início a uma nova fase da Escola de Governo, responsável pela formação dos servidores municipais, investindo na Educação a Distância (EAD).  Por meio da colaboração, profissionais da Diretoria de Tecnologia e da Diretoria de Planejamento da Unifor vão trabalhar com técnicos da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) no desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir da tecnologia e do conhecimento já adquirido no uso da plataforma concebida pela Universidade de Fortaleza.

”Para uma instituição de ensino e pesquisa como a Unifor, não há maior satisfação do que poder contribuir a partir da aplicação do conhecimento científico para melhoria da cidade e da gestão pública”, afirma o Diretor de Tecnologia da Unifor, Eurico Vasconcelos. O processo de transferência e customização do AVA deve ser concluído em novembro de 2023 e envolve a customização do design/identidade visual, a integração de sistemas e o treinamento das equipes.

Desenvolvida no período da pandemia de Covid-19, a ferramenta da universidade é administrada por equipes multidisciplinares experimentadas no design de conteúdo e da própria plataforma. “Conseguimos construir um sistema que ficou funcional rapidamente e hoje temos mais de 20 mil alunos ativos usando o sistema. É uma ferramenta fantástica, consolidada e que atende todas as necessidades”, afirma o Diretor de Planejamento da Unifor, Marcelo Magalhães.

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Marcos Maia, também comemora a parceria. “É a realização de um sonho ter uma solução de EAD para a Prefeitura formar seus servidores. O conhecimento é o que transforma a sociedade, é o que muda a cultura e aumenta produtividade”.

O trabalho colaborativo foi oficialmente iniciado em solenidade realizada na Sepog, responsável pela capacitação do servidor público ao lado do Imparh, também presente na ocasião, que ocorreu na quinta-feira (21/09). Além dele, estiveram presentes na solenidade, o secretário adjunto da Sepog, Mario Fracalossi; o secretário executivo da Sepog, Valternilo Bezerra; o procurador adjunto do Imparh, Sérgio Nunes; a diretora de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, Eveline Benevides; o coordenador do laboratório Vortex da Unifor, Fernando Ferreira, e a analista do Vortex, Tamires Silva.