null Unifor sedia seminário do Grupo de Trabalho de Finanças do G20

Unifor sedia seminário do Grupo de Trabalho de Finanças do G20

O evento visa apresentar e discutir as questões relacionadas à dívida e aos desafios de financiamento ao desenvolvimento no continente africano


A iniciativa faz parte da 3ª reunião do IFA-WG, um dos eventos chave da Trilha de Finanças sob a presidência brasileira do grupo (Foto: Reprodução)
A iniciativa faz parte da 3ª reunião do IFA-WG, um dos eventos chave da Trilha de Finanças sob a presidência brasileira do grupo (Foto: Reprodução)

No dia 11 de junho, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai sediar o side event “Africa-led Debate on Debt and Development Financing”, do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional (IFA-WG) do G20. O evento, que acontecerá às 9h, no auditório da Biblioteca Central, visa apresentar e discutir as questões relacionadas à dívida e aos desafios de financiamento ao desenvolvimento no continente africano.

O evento contará com a participação de países africanos, como África do Sul, Angola, Egito e Nigéria, além de representantes da União Africana e do Banco Africano de Desenvolvimento, que vão desempenhar papéis centrais como oradores. Para enriquecer ainda mais o debate, palestrantes de renome internacional foram convidados, incluindo Attiya Waris, Olivier Pognon, Hannah Ryder e Hippolyte Fofack. Vale destacar que o seminário é restrito a convidados.

A iniciativa faz parte da 3ª reunião do IFA-WG, um dos eventos chave da Trilha de Finanças sob a presidência brasileira do grupo, assumida em dezembro de 2023. Esta reunião acontecerá de 10 a 12 de junho em Fortaleza e reunirá delegados de países membros, convidados e representantes de organizações internacionais para discutir políticas que promovam uma arquitetura financeira internacional mais estável, resiliente e equilibrada.

O Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional foi estabelecido em resposta à crise financeira global de 2008/2009, com a missão de abordar e melhorar a estabilidade do sistema financeiro global. A reunião em Fortaleza é parte das atividades coordenadas pelo Ministério da Fazenda do Brasil, que está à frente da Trilha de Finanças do G20 durante a presidência brasileira.

A escolha da Unifor como sede deste importante evento internacional destaca a relevância da instituição no cenário acadêmico e sua capacidade de promover discussões globais de alto nível. A articulação para a realização do side event aconteceu por meio do curso de Comércio Exterior, com apoio das graduações de Finanças e Ciências Econômicas

Com a presença de figuras influentes e especialistas em finanças internacionais, o evento será um fórum de discussões ricas e diversificadas, contribuindo significativamente para os objetivos da presidência brasileira do G20 de promover uma economia global mais estável e equitativa.

Serviço 

Seminário “Africa-led Debate on Debt and Development Financing”
Data: 11 de junho 
Horário: 9h
Local: Auditório da Biblioteca Central
* Restrito a convidados