null Universidade de Fortaleza investe em ações gratuitas para orientar pequenos negócios

Qui, 23 Julho 2020 19:58

Universidade de Fortaleza investe em ações gratuitas para orientar pequenos negócios

Projetos como o LAB365 e EGES auxiliam os pequenos empreendedores


Professores Diego Henrique, Cláudio Sena e Jari Vieira, coordenadores da LAB365 (Foto: Divulgação)
Professores Diego Henrique, Cláudio Sena e Jari Vieira, coordenadores da LAB365 (Foto: Divulgação)

Os impactos econômicos ocasionados pelo novo coronavírus, obriga que diversas empresas pensem em soluções para minimizar os efeitos causados pela crise de saúde pública. 

Ciente do seu compromisso com a sociedade, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, investe continuamente em ações de graça para orientar pequenos negócios. 

Conheça alguns dos projetos voltados para o empreendedorismo:

  • LAB365, a agência experimental de Publicidade 

O desejo de criar um espaço totalmente integrado, adequado às necessidades dos clientes e de um mercado cada vez mais dinâmico, ágil e exigente, são princípios que motivaram o surgimento da LAB 365.

Coordenado pelos professores do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Claudio Sena, Jari Vieira e Diego Henrique, o LAB365 nasceu com uma história herdada da Agência NIC. “O LAB365 é uma agência experimental de publicidade com bastante experiência. Pesquisamos bastante novo formatos, nos atualizamos e projetamos uma agência de publicidade contemporânea, de acordo com a realidade do nosso mercado, e por que não, do mercado de fora do Ceará”, comenta o professor Claudio Sena.

No momento, a LAB365 funciona com departamentos de atendimento, criação, planejamento, produção audiovisual e digital. Cada um dos departamentos são comandados por um head, um tipo de líder que gerencia os processos de departamentos, garantindo organização, atendimento de prazos e o nível de qualidade dos trabalhos. 

O professor Claudio Sena, destaca que o LAB365 foi desenvolvido também com o intuito em ser um espaço de ensino e aprendizagem. “Atuar de acordo com as realidades que os alunos irão encontrar, além das vivências no ambiente acadêmico. Além disso, oferecer comunicação estratégica no atendimento de clientes, ONG’s e projetos sociais, para a melhor realidade dos indivíduos e suas famílias”, completa.
A agência tem como principais clientes o Observatório de Segurança Viária, Instituto da Primeira Infância (IPREDE), Grupo Gratidão e Instituto Ação e Reação. Durante o mês de março de 2020, seu perfil no Instagramganhou cerca de 300 seguidores. 

O método de trabalho e as soluções oferecidas pelo LAB são totalmente voltadas aos pequenos negócios. “Nossos métodos e soluções compreendem as necessidades dos que não detêm muitos recursos financeiros e nem meios de proporcionar uma comunicação eficiente. Auxiliamos ONG’s e projetos sociais a ter os melhores resultados, otimizando os recursos aplicados e gerando soluções pertinentes”, enfatiza Sena.

  • EGES (Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade)

Gestão, empreendedorismo e sustentabilidade são pilares que definem o EGES. O escritório objetiva produzir e disseminar conhecimentos dentro das suas áreas de atuação, além de proporcionar à Universidade de Fortaleza um espaço para atendimentos. 

Coordenado pelo professor Rogério Nicolau, o EGES busca gerar impacto na sociedade como um todo. “Como exemplo, temos o projeto Vem Empreender, que se encontra em sua oitava edição e fomenta o tema do empreendedorismo por meio de conteúdos que circulam nas plataformas do Diário do Nordeste”, completa o professor. 

Segundo o professor, o Escritório abrange a comunidade acadêmica e público externo. “O EGES foi criado há nove anos, com o intuito de aproximar empresas públicas e privadas da Unifor e servir de espaço para práticas de alunos da Universidade. Realizamos diversos seminários nacionais e internacionais, trazendo temas relevantes para a comunidade, como o aquecimento global, produção de livros, e-books, treinamentos, workshops, vídeos, sempre no intuito de gerar reflexões e capacitar às pessoas e empresas”, destaca ele.

Desde o seu surgimento, o EGES busca fomentar o empreendedorismo no Ceará, engajando alunos para participar de experiências reais de empresas públicas e privadas. “Podemos auxiliar os pequenos negócios por meio dos atendimentos que realizamos aos alunos, ex- alunos e funcionários da Universidade, e por meio da disseminação de conteúdos que circulam nas nossas plataformas. Os atendimentos são personalizados, pois os tipos de negócios são os mais diversos possíveis. Procuramos orientar os empreendedores em seus negócios, fazendo com que a assertividade das ações e estratégias adotadas seja a maior possível”, enfatiza o professor. 

O Escritório é localizado no bloco R, sala R11, na própria Universidade. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail eges@unifor