angle-left “Lives do Conhecimento” recebe Marcia Castro, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard

“Lives do Conhecimento” recebe Marcia Castro, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard

A demógrafa, que é chefe do departamento de Global Health And Population de Harvard, irá avaliar a disseminação do coronavírus no Brasil e os desdobramentos para o futuro


Marcia Castro trabalha com doenças infecciosas a partir das relações espaciais, desde 1999 (Foto: Divulgação)
Marcia Castro trabalha com doenças infecciosas a partir das relações espaciais, desde 1999 (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebe em seu projeto “Lives do Conhecimento”, a professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e chefe do departamento de Global Health And Population, Marcia Castro, para discutir o tema “Covid-19 no Brasil: desafios e respostas”. A transmissão acontecerá dia 15 de maio, às 16 horas, nas mídias sociais da Unifor (Instagram, Facebook, Youtube) e TV UNIFOR (canal 181 da NET), aberta ao público. 

Formada em Estatística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestre em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e PhD em demografia pela Universidade de Princeton, a brasileira que atualmente vive em Boston-MA, começou a trabalhar com a Malária na Amazônia em 1999 e, desde então, seu principal foco são as doenças infecciosas a partir das relações espaciais. 

Castro é membro fundador do Wittgenstein Center for Demography e do Conselho Científico do Global Human Capital. Em Harvard, atua como membro do Comitê Consultivo da Faculdade do Programa de Estudos Brasil, membro do Grupo Diretor do Programa de Estudos Brasil do Centro David Rockefeller de Estudos da América Latina (DRCLAS) e membro do Centro de Análise Geográfica (CGA) Comitê Gestor .

A mediação será feita pelo professor do curso de Medicina da Unifor, Antonio Silva Lima Neto, mais conhecido por Tanta. O docente, também gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, conta as suas expectativas para a o momento e aponta as principais questões que serão levantadas na live. “Durante o nosso encontro queremos saber como a Marcia avalia as respostas do Brasil em relação à pandemia até o momento. As questões da disseminação do vírus no país, relacionando os diferenciais especiais das regiões, em níveis nacionais e locais. Além disso, iremos conversar sobre o futuro e qual a previsão dela diante dos desdobramentos e de como será o mundo pós pandêmico”, destaca. 

Lives do Conhecimento 


O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Serviço

“Lives do Conhecimento”
Tema: “Covid-19 no Brasil: desafios e respostas”
Convidado: Marcia Castro
Dia 15 de maio de 2020, sexta-feira, às 16h
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (@uniforcomunica, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET).
Aberto ao público