null Campanha criada por alunos de Publicidade e Propaganda da Unifor é selecionada por programa mundial

Ter, 27 Setembro 2022 16:39

Campanha criada por alunos de Publicidade e Propaganda da Unifor é selecionada por programa mundial

Coordenada pelos professores Tarcísio Bezerra e Davi Rocha, a campanha tem o objetivo de prevenir acidentes no trânsito


Nas próximas semanas, será lançado um documentário contando a história da edição inaugural do Re:act no Brasil. A narrativa do produto irá partir do ponto de vista dos alunos participantes e dos parceiros do programa (Foto: Divulgação)
Nas próximas semanas, será lançado um documentário contando a história da edição inaugural do Re:act no Brasil. A narrativa do produto irá partir do ponto de vista dos alunos participantes e dos parceiros do programa (Foto: Divulgação)

O programa Re:act desafia os estudantes universitários a conscientizar jovens de 18 a 25 anos sobre questões de segurança no trânsito, a fim de mudar seus comportamentos e tornar o tráfego de pessoas e veículos mais seguro. A iniciativa foi realizada no Brasil pela primeira vez em 2022, somando-se a outros 12 locais nas Américas do Norte e do Sul, além de acontecer no Reino Unido e na Austrália. 

Como parte do programa, uma banca formada por parceiros de segurança no trânsito das esferas pública e privada de cada cidade selecionou as campanhas de segurança no trânsito mais atraentes criadas pelos estudantes. Estas são, então, veiculadas e exibidas ao público por meio dos parceiros de mídia Out of Home.

A campanha brasileira selecionada, 'Evite Mais um Nome', foi criada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A ação visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a responsabilidade compartilhada de prevenir acidentes nas estradas para salvar vidas. A campanha está sendo veiculada por meio do parceiro de mídia brasileiro do Re:act, JCDecaux.

“Esta é a primeira vez que o Re:act é realizado na América do Sul, e eu não poderia estar mais impressionado com o apoio que recebemos e com as campanhas que os alunos de Fortaleza produziram”, disse o fundador e CEO do programa, Andrew Hardwick. Ele acrescenta que o sucesso desta edição reflete o incrível compromisso da Unifor e seus parceiros com o programa e, mais amplamente, com a temática da segurança no trânsito entre os jovens brasileiros.

Para José Sarto, prefeito de Fortaleza, o resultado do programa expressa a criatividade e o talento dos alunos, mas também mostra a importância do engajamento dos jovens na mudança de comportamento para um futuro com estradas mais seguras. “São jovens conversando com jovens, conscientizando, cobrando responsabilidades e influenciando novas atitudes. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram desta iniciativa”, pontua.

Ainda sobre as repercussões do programa, o professor Davi Rocha, do curso de Publicidade e Propaganda, afirma que o Re:act representa uma conquista importante, mas desafiadora. De acordo com o docente, a iniciativa promove a experiência de aprendizado que incentiva os alunos a se tornarem melhores profissionais e seres humanos. “Participar como o professor responsável pela primeira edição do Re:act realizada no Brasil foi, sem dúvida, um privilégio e uma experiência incrível”, acrescenta.

Dante Rosado, coordenador de Segurança Rodoviária para o Brasil na Vital Strategies, parceira do Re:act, afirma que o programa é uma excelente ideia para promover o engajamento acadêmico e social com a agenda de segurança viária. “Participar do painel de avaliadores e trocar conhecimentos com os alunos foi uma ótima experiência. Estou satisfeito com o resultado final e parabenizo todos os alunos pelas ideias apresentadas. Espero que este primeiro passo em suas vidas profissionais e acadêmicas possa ajudar a inspirar os alunos e outras pessoas. Estou confiante de que a campanha atingirá seu objetivo principal de promover o bom comportamento no trânsito”, finaliza. 

Caio Torres, consultor da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), também parceira do programa, disse: “Os jovens são as principais vítimas de acidentes de trânsito. É importante trabalhar a conscientização desse público-alvo. O Re:act é uma iniciativa promissora, pois envolve a academia e seus alunos no desafio de mudar o comportamento dos jovens motoristas”. Além disso, para o consultor, foi um grande prazer contribuir com a edição brasileira do programa e trocar experiências com os participantes.

A gerente-geral da JCDecaux Brasil, Ana Celia Biondi, afirma: “entendemos que iniciativas de segurança viária como estas salvam vidas e temos muito orgulho de contribuir para que esta importante mensagem alcance um público mais amplo, disponibilizando nossos relógios de rua em duas grandes cidades do Brasil: Fortaleza e São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.”

Para mais informações sobre o programa Re:act, visite reactforchange.com