angle-left Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos recebe projetos até dia 10 de julho

Qua, 3 Julho 2019 14:06

Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos recebe projetos até dia 10 de julho

Os projetos devem ser enviados pela Plataforma Brasil e os resultados serão divulgados até o dia 30 de julho


Professor Aldo Angelim, coordenador do Coética - Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)
Professor Aldo Angelim, coordenador do Coética - Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Coética) da Universidade de Fortaleza (Unifor) receberá projetos durante as férias, até o dia 10 de julho. A postagem do trabalho deve ser feita na Plataforma Brasil e o resultado será divulgado até o dia 30 de julho

O órgão colegiado analisa, sob a possibilidade de aprovação ou reprovação, pesquisas realizadas em seres humanos. O comitê conscientiza sobre a importância dos aspectos éticos, sejam morais, legais e humanitários, dos projetos. A plataforma recebe trabalhos mensalmente, nos primeiros 10 dias úteis de cada mês, e os interessados devem estar cadastrados como pesquisadores.

O Comitê existe desde 2001 e conta com um colegiado composto por 20 docentes da Universidade, sendo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). 

A reunião ordinária do colegiado acontece no dia 23 de julho, quando os membros irão avaliar o material enviado pela plataforma. “Nós recebemos em média cem projetos por mês. Cerca de 60% entram em discussão, porque são projetos que estão com a documentação adequada. Um vez postados de forma correta, eles [os projetos] são distribuídos entre os membros do colegiado e discutidos em uma reunião ordinária”, explica Aldo Angelim Dias, professor do CCS e coordenador do Comitê. 


Serviço 

Data de postagem dos projetos: até 10 de julho

Reunião do Colegiado: 30 de julho

Resultado das avaliações dos projetos: até 26 de julho

Link da Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Mais informações: 3477.3122 / Bloco M, sala M30 da DPDI