angle-left Confira o resultado do desafio criativo “Recriando Obras de Arte”

Ter, 9 Junho 2020 18:15

Confira o resultado do desafio criativo “Recriando Obras de Arte”

Iniciativa proporcionou interações positivas entre alunos da Universidade de Fortaleza. Vencedor receberá smartphone como prêmio.


Cristiane Aragão, aluna do curso de Psicologia da Unifor, venceu o desafio com a recriação da obra “Menino com Pipa”, de Candido Portinari. 
Cristiane Aragão, aluna do curso de Psicologia da Unifor, venceu o desafio com a recriação da obra “Menino com Pipa”, de Candido Portinari. 

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, o Espaço Cultural Unifor lançou no dia 18 de maio o desafio “Recriando Obras de Arte”. Como o nome indica, a iniciativa convocava alunos da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a recriar algumas das obras de arte que fazem parte do acervo do Espaço. O resultado mais criativo, de acordo com um comitê avaliador, será premiado com smartphone iPhone 11 de 64GB.

O concurso ocorreu no perfil oficial da Universidade no Instagram (@uniforcomunica), e os participantes deveriam enviar suas criações até o último dia 05 de junho, publicando as recriações no feed de seu perfil pessoal (em modo público) e usando as hashtags “#RecriandoObrasdeArte” e “#Unifor”.

“A ideia [do desafio] foi exercitar o olhar do público e lembrar que há arte em tudo à nossa volta. A vida inspira, o cotidiano em casa é inspirador. É importante que, mesmo em isolamento, as pessoas consigam encontrar as suas próprias belezas e recriar a si mesmas em um momento tão difícil”, conta Diego Moreno, coordenador de Marketing Digital da Unifor

De fato, a iniciativa atraiu vários participantes. As postagens sobre o desafio proporcionaram interações positivas entre alunos de diferentes cursos da instituição, que se uniram por um mesmo propósito - celebrar a criatividade. “Esse é o papel da arte. Esse é papel da Fundação Edson Queiroz, por meio de todos os seus equipamentos fomentadores da arte e da cultura que atravessam o espaço físico e chegam até as pessoas por meios digitais. A instituição está ao lado de todos, em todos os momentos. É sobre isto o desafio”, completa Diego. 

Resultado

A Universidade de Fortaleza agradece a participação de todos. Cristiane Aragão, aluna do curso de Psicologia da Unifor, foi eleita a vencedora do desafio. Ela recriou a obra “Menino com Pipa”, de Candido Portinari. 

Confira depoimento de Cristiane sobre sua participação:

"Tempo de quarentena. Tempo de se recriar. Se recriar como profissional, estudante, filha, amiga, irmã e principalmente como mãe. Quarentena, quantas mudanças que me fizeram cair em tantos questionamentos. Uns deles, a busca de uma convivência produtiva, agradável e educativa com os meus. Tempo de qualidade. Então, nessa busca, me deparei com o desafio Recriando Obras de Arte proporcionado pela Unifor. Meu relacionamento com esse lugar, Unifor, pra mim é um pouco mágico, pois amo cada pedaço daquele campus, amo cada suspiros que solto nos momentos de silêncio e contemplação daquelas árvores, animais soltos a vagar livremente, amo minhas paqueras com os quadros da exposição do momento, amo o vento no rosto... amo apenas em estar lá e fazer parte daquele lugar. Bateu uma nostalgia… Esse recriar artes, essa brincadeira foi um lindo momento de interação no meu lar, onde filha pinta, irmã tira o retrato, filho fica nos pitacos. No final a alegria reinou, a criatividade aflorou e o amor prevalece. Como não amar o poder de tudo que envolve a delicadeza das artes?".