angle-left Curso de Eventos da Unifor ganha nova matriz curricular

Seg, 21 Janeiro 2019 08:18

Curso de Eventos da Unifor ganha nova matriz curricular

Mudança visa proporcionar aperfeiçoamento teórico e técnico para os alunos


Com o objetivo de formar profissionais ainda mais capacitados, a Universidade de Fortaleza (Unifor) modernizou a matriz curricular da sua graduação em Eventos.   

A aplicação da nova matriz terá início no semestre 2019.1 e atende as últimas e mais novas demandas mercadológicas dos profissionais da área. Afinal, apreciar um evento planejado e organizado, como uma cerimônia de casamento, show ou congressos, requer um profissional que esteja o mais preparado possível!

As mudanças focam na inclusão do uso da tecnologia na realização de eventos e na gestão da experiência da pessoa que participa do evento. Isso porque a nova maneira de gerir a experiência participativa visa que os convidados contribuam ativamente no evento. 

“Hoje a gente faz com que o aluno pense mais, que ele desenvolva de fato um projeto bacana, inovador e realize um evento de excelência. Enquanto na outra matriz ele exercitava muito o fazer, hoje a gente exercita muito mais o pensar e fazer” - professora Milena Auip, coordenadora do curso de Eventos da Unifor. 

Agora com três eixos de formação, gestão, comunicação e inovação, o curso proporciona a base completa para um profissional de eventos. Avaliado em nota máxima (5) pelo Ministério da Educação, o curso de Eventos da Unifor oferece excelência na formação de jovens empreendedores e gestores de eventos. 

Em 2018, os cursos de Educação Física e Ciências da Computação também receberam modernizações em suas grades curriculares. Constantemente buscando a melhor formação profissional para os alunos, mudanças e melhorias nos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza são prioridades da instituição. 

O que faz um profissional de Eventos?

O Tecnólogo em Eventos planeja eventos e executa eventos sociais, esportivos, culturais, técnicos, científicos, corporativos, entretenimento e de lazer. A Graduação Tecnológica em Eventos da Universidade de Fortaleza oportuniza ao aluno a inserção em atividades que compõem todo setor de eventos, desde a captação até a execução como organização e fornecedores da área, eventos que proporcionam a formação de empreendedores e executivos com condições de participar de forma criativa em instituições públicas e privadas para atuar no dinâmico setor de eventos.

O objetivo do profissional é fazer com que o planejamento dê certo no dia do acontecimento, seja de pequeno ou grande porte. O aluno egresso do curso de Eventos da Unifor também é apto a seguir carreira como gestor de sua carreira como autônomo, na prestação de consultoria para empresas de eventos e de turismo, assim como trabalhar em hotéis e outros setores.

Entrevista com coordenadora do curso, professora Milena Auip

Profa. Milena Auio, coordenadora do curso de Eventos. Foto: Ares Soares.

Quais as principais mudanças aplicadas ao curso de Eventos da Unifor?
Milena Auip: Hoje o curso de evento tem três eixos de formação que são de gestão, comunicação e inovação, então, ele traz esses três eixos que são a base para um profissional de eventos de excelência, essas foram as principais mudanças que houveram na matriz curricular. A gente faz com que o aluno pense mais, que ele desenvolva de fato um projeto bacana um projeto inovador e realize um evento de excelência, enquanto na outra matriz ele exercitava muito o fazer, hoje a gente exercita muito mais o pensar e fazer. 

Quais demandas, mercadológicas ou conceituais, levaram a mudança da grade curricular do curso de Eventos? 
Milena Auip: A demanda foi solicitada pelo mercado em reuniões tanto da parte de organização como na parte de fornecedores de eventos tendo conhecimento das tendências e novas tecnologias utilizadas no mercado. 

Para quem cursava a grade antiga, como se dará a transição para a nova grade?
Milena Auip: Os alunos que estão no curso de eventos no 2° e 3° semestre em 2019.1 fizeram essa mudança da matriz curricular, nós já migramos todos eles para um novo fluxograma e já foi feito o aproveitamento todas as disciplinas que eles cursaram na matriz antiga. Os alunos que estão indo para o 4° semestre, que estão colando grau agora em 2019.1 a coordenação conversou com cada um deles e os que estão interessados em  migrar para a grade nova, nós estamos fazendo isso conforme o interesse de cada um.

Quais os principais diferenciais que o profissional graduado em eventos pela Unifor possui? 
Milena Auip: O profissional em Eventos graduado pela Unifor possui o conhecimento de realizar diversos tipos de eventos, desde organização geral, estrutura, montagem, desenvolvimento e avaliação de projetos, finanças e todos os conhecimentos necessários para que o aluno seja um profissional de excelência. Nós não estamos apenas formando organizadores de eventos, estamos formando profissionais que possam atuar em toda cadeia produtiva do setor de eventos.