angle-left Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor inicia chamada por projetos que auxiliem no combate à pandemia

Qua, 20 Maio 2020 15:16

Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor inicia chamada por projetos que auxiliem no combate à pandemia

Inscrições vão até o dia 25 de maio. As pesquisas devem gerar retorno rápido e significativo à população.


A relação dos projetos aprovados será divulgada nos canais oficiais da Unifor até 15 de junho de 2020. (Foto: Ares Soares)
A relação dos projetos aprovados será divulgada nos canais oficiais da Unifor até 15 de junho de 2020. (Foto: Ares Soares)

Em busca de contribuir com a busca por progresso científico e auxílio à sociedade durante e após a pandemia do novo coronavírus, a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, lançou no dia 18 de maio uma convocação de pesquisadores com projetos voltados à contribuição significativa e imediata no enfrentamento da Covid-19 e de suas consequências.

A chamada, cujas inscrições prosseguem até o dia 25 de maio de 2020, selecionará projetos que estejam ligados à proposta da DPDI. “Queremos que nossos pesquisadores se empenhem em desenvolver pesquisas que possam ajudar a sociedade a viver melhor nesse momento ou no pós-pandemia”, explica o professor Vasco Furtado, que está à frente da Diretoria. 

Algumas das áreas prioritárias de interesse são o aprimoramento e desenvolvimento de novos testes diagnósticos para Covid-19; a avaliação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) na prevenção, controle e manejo do novo coronavírus; o estudo dos impactos da pandemia nos campos econômicos, jurídicos e no cognitivo-comportamental de profissionais de áreas diversas; entre outras, que são detalhadas no edital.

As equipes responsáveis por cada pesquisa precisam ser constituídas por, no mínimo, três membros que possuam vínculo empregatício com a instituição. O coordenador do projeto deve ter o título de Professor Doutor e ser docente permanente de um dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifor ou pesquisador subordinado à DPDI. O membros da equipe devem ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, pois este será o instrumento utilizado para avaliar sua produção técnica e científica.

Um Comitê Institucional de Avaliação será criado pela Diretoria por trás da chamada; este terá a responsabilidade de avaliar tecnicamente os projetos submetidos. Após análise, as propostas seguirão para consideração da Fundação Edson Queiroz, que decidirá entre financiá-las ou não. A relação dos projetos aprovados será divulgada nos canais oficiais da Unifor até 15 de junho de 2020.

"Convoco todos os pesquisadores a apresentarem propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que possam ser aplicados e gerem retorno rápido à população", convida o professor Vasco.

Os interessados devem enviar o projeto via e-mail para: dpdi-geral@unifor.br.

CONFIRA O EDITAL

> ADITAMENTO