angle-left Entrega de máscaras de tecido iniciou pelas escolas públicas municipais

Qui, 23 Abril 2020 12:06

Entrega de máscaras de tecido iniciou pelas escolas públicas municipais

O modelo foi idealizado por professoras do curso de Design de Moda da Unifor, que também doou as embalagens e o material impresso com recomendações sobre uso e conservação da máscara.


Os produtos atendem a demanda crescente da população e serão utilizados para conter o avanço do novo coronavírus em Fortaleza. (Foto: Kaio Machado / Prefeitura de Fortaleza)
Os produtos atendem a demanda crescente da população e serão utilizados para conter o avanço do novo coronavírus em Fortaleza. (Foto: Kaio Machado / Prefeitura de Fortaleza)

A entrega de máscaras de tecido pela Prefeitura de Fortaleza iniciou pelas escolas da rede municipal. A ação segue até o dia 27 de abril com a distribuição gratuita de 880 mil máscaras para alunos e familiares. A próxima etapa das entregas acontecerá entre 28 de abril e 5 de maio, com a distribuição de 270 mil máscaras para beneficiários do Programa Comida em Casa, além de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo. A Universidade de Fortaleza contribuiu com a doação das embalagens e impressão de material educativo para montagem dos kits. A iniciativa é mais uma atividade da instituição no combate à Covid-19 na capital. 

Ao todo, serão distribuídas 3 milhões de máscaras de tecido para a população. Grupos em situação de vulnerabilidade, guardas municipais, policiais, profissionais da limpeza urbana, agentes de cidadania e população em geral também terão acesso gratuito às máscaras de tecido. A expectativa é que a partir de maio a Prefeitura de Fortaleza inicie a entrega dos kits em todos os terminais de ônibus da cidade e órgãos administrativos municipais. A distribuição ocorrerá na medida em que as máscaras forem entregues pelos profissionais de costura e microempresas credenciadas. Não haverá entrega na Unifor.

As máscaras são o resultado do trabalho de 1.690 costureiras cadastradas no projeto “Todos com Máscara”, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de produzir máscaras de tecido com o auxílio de autônomos, microempreendedores individuais e microempresas da capital. Professoras do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza participaram da concepção do produto, respeitando critérios ergonômicos para deixar a máscara mais ajustável ao rosto. Os produtos atendem a demanda crescente da população e serão utilizados para conter o avanço do novo coronavírus em Fortaleza.

O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por Meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Secretaria Municipal da Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação também conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Fundação Edson Queiroz/Universidade de Fortaleza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e da empresa Guararapes Confecções.

Drive-thru para doação de máscaras de tecido 

Em outra frente de atuação, a Universidade de Fortaleza instalou estrutura de drive-thru, em frente ao prédio da reitoria, para a coleta de doações de máscaras de tecido feitas pela população. O objetivo é estimular as pessoas que costuram e já tenham os insumos em casa a deixarem os itens no drivre-thru, para que uma equipe da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, realize a distribuição das máscaras nas comunidades mais afetadas, juntamente com material informativo. 

Para as pessoas que têm tecido, máquina de costura e interesse de participar da ação de doação, mas não sabem como fazer as máscaras de tecido, a professora Fernanda Moriconi, do curso de Design de Moda, gravou um vídeo com o passo-a-passo de confecção do produto. 

Clique aqui e confira o vídeo.