null Equipe do capacete Elmo será homenageada com Medalha da Abolição

Qua, 9 Março 2022 17:28

Equipe do capacete Elmo será homenageada com Medalha da Abolição

Maior honraria concedida pelo Estado do Ceará, a solenidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana e acontecerá dia 25 de março


A tecnologia cearense é resultado de uma força-tarefa público-privada que conta com a participação da Universidade de Fortaleza. (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)
A tecnologia cearense é resultado de uma força-tarefa público-privada que conta com a participação da Universidade de Fortaleza. (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

No último dia 08 de março, o governador Camilo Santana anunciou que a equipe de criação do capacete Elmo será agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado do Ceará. A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é uma das instituições envolvidas na elaboração do projeto e que faz parte do grupo homenageado.

A solenidade neste ano está marcada para o próximo dia 25 de março, no Palácio da Abolição, e celebrará as edições de 2020, 2021 e 2022, tendo as duas primeiras não sido realizadas em razão da pandemia de covid-19. O anúncio da homenagem foi apresentado pelo governador durante live.

“O Elmo foi o capacete que salvou vidas. Criado por cientistas cearenses, ajudou a salvar muitas vidas durante essa pandemia. Resultado de uma força-tarefa que reuniu Governo do Ceará, Federação das Indústrias, Unifor e Esmaltec, liderada pela Escola de Saúde Pública, com nosso querido professor e médico Marcelo Alcantara”, destacou Camilo Santana. Confira o trecho:

Força tarefa

Idealizado em abril de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus já contava com números alarmantes no Brasil, o capacete de respiração assistida Elmo é fruto de uma força tarefa público-privada de combate à crise sanitária. Ainda em outubro do mesmo ano, o Elmo recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser fabricado e comercializado em escala industrial.

Em torno da iniciativa uniram-se, além da Fundação Edson Queiroz e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), um pool de instituições públicas e privadas, como a Secretaria da Saúde do Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) e a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz.

+ LIVE “Capacete Elmo: O impacto da universidade na sociedade”

Medalha

Instituída em 1963, a Medalha da Abolição reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará e/ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão que avalia o conjunto de nomes e resolve conceder, dentre esses, a medalha para aqueles que mais se destacaram.

Além do capacete Elmo, recebem a comenda Socorro França (2020), Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); Espedito Seleiro (2020), Mestre da Cultura e Artista; Tom Cavalcante (2020), humorista; Nailde Pinheiro (2021), Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Preto Zezé (2021), Presidente da CUFA; Amandinha, jogadora de Futebol de Salão (2022); ex-governador e senador Cid Ferreira Gomes (2022); e presidente da FIEC Ricardo Cavalcante (2022).
 

Event Navigation Portlet is temporarily unavailable.