angle-left Espaço Cultural Unifor abre mais cedo neste domingo, 2 de junho

Qui, 30 Maio 2019 15:20

Espaço Cultural Unifor abre mais cedo neste domingo, 2 de junho

A exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz” reúne algumas das mais expressivas obras de arte moderna (Foto: Ares Soares)
A exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz” reúne algumas das mais expressivas obras de arte moderna (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza abrirá o Espaço Cultural Unifor em horário diferenciado no próximo domingo, 2 de junho, dia que será realizada a Corrida de Rua Unifor. 

As mostras “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz” estarão abertas à visitação de 8h às 18h, e não a partir das 10h como usualmente. Essa é uma ótima oportunidade de conferir a essência da cultura cearense e brasileira, além de obras raras de artistas internacionais. Após o exercício físico, os atletas participantes da Corrida de Rua Unifor poderão exercitar a mente e alma. 

Sobre o Espaço Cultura Unifor

O Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil.

Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.

O espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Da Terra Brasilis à Aldeia Global

A exposição reúne 250 obras dos principais artistas brasileiros e de estrangeiros que retrataram o Brasil, abrangendo arco temporal que se estende do século XVI ao século XXI, iniciando com o livro America Tertia Pars, publicado na Europa em 1592, e finalizando com obras contemporâneas. Com a curadoria de Denise Mattar, a exposição reúne parte do acervo da Fundação Edson Queiroz.

Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz

Na exposição é possível conferir algumas das mais expressivas obras de arte moderna criadas por artistas brasileiros ou radicados no Brasil das décadas de 1920 a 1960. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz” esteve em itinerância pelo Brasil e Europa desde 2015.   

Mais informações: 3477-3319