angle-left Estética e Cosmética: saúde e bem-estar em alta

Qui, 18 Junho 2020 11:17

Estética e Cosmética: saúde e bem-estar em alta

Brasil tem o terceiro maior mercado do mundo no ramo. Universidade de Fortaleza oferece curso com nota máxima atribuída pelo MEC.


Registro fotográfico de procedimento capilar realizado pelo curso de Estética e Cosmética da Unifor antes da pandemia (Foto: Ares Soares)
Registro fotográfico de procedimento capilar realizado pelo curso de Estética e Cosmética da Unifor antes da pandemia (Foto: Ares Soares)

Valorizar o corpo, enfeitá-lo, cuidá-lo, proporcionar momentos de prazer e relaxamento são vistos como um ato de amor próprio. Dessa forma, a procura pela saúde e bem-estar a fim de alcançar qualidade de vida nunca esteve tão em alta. Mesmo com a agenda preenchida com obrigações diárias, milhares de brasileiros encontram tempo para se relacionar com seu corpo e cuidar do habitat da sua alma. O esteticista é o profissional que comanda a missão de promover bem-estar e elevar a auto-estima, promovendo um novo olhar sobre si mesmo. 

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas dos Estados Unidos (16,5%) e da China (10,3%). Outro levantamento feito pela Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, aponta que até o fim de 2020, o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, ficando em segundo lugar. 

Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, Barbara Matos, a área, em comparação com outras áreas saúde, não conhece crise: “Principalmente porque as pessoas começam a entender a importância da realização desses procedimentos, não como uma questão de ‘embelezamento’, mas como saúde e qualidade de vida. É um setor de constante ascensão”

Contudo, Barbara destaca que como todo setor ligado à área da saúde, o curso de Estética e Cosmética exige uma qualificação profissional que atenda as necessidades cada vez mais crescentes do setor. Não há mais espaço para quem tem apenas o conhecimento empírico. “O que observamos é uma necessidade do mercado cada vez maior de profissionais capacitados, daí vem o interesse dos alunos em procurar uma instituição de ensino superior, e das instituições de ofertar cursos na área.  É preciso que esses profissionais entendam de fisiologia e que conheçam o corpo humano e suas disfunções”. 

A experiência de quem está no mercado

Formada em Estética e Cosmética pela Universidade de Fortaleza, Eliane Gonçalves, sempre foi encantada pela sua profissão. “Sempre frequentei salões e fui muito curiosa, queria aprender sobre os equipamentos, como funcionava e perguntava para que servia tudo. Desde essa época sonhava em ter minha própria clínica, mas ainda não tinha a expertise”. 

A paixão pela área foi tão grande, que Eliane optou por desistir da comunicação, já formada em Publicidade e Propagando na Unifor e cursando pós-graduação na área de Marketing, ela deixou a carreira para ingressar na segunda turma de Estética e Cosmética da Unifor. “Já era uma área bastante promissora, o mercado sempre está na contramão de qualquer crise, em relação a área econômica. Nós sempre vamos ter público, amo minha profissão, amo a estética”, destaca. 

O sonho de ter sua própria clínica se tornou realidade no começo de 2020, quando abriu a Clínica Pele Vitta, especializada em Estética, Saúde e Bem-Estar. “É de fato um sonho que se tornou real, estou muito feliz”, afirma. 

Atuando como empreendedora e dando cursos de formação profissional na área, Eliane destaca que o mercado está cada vez mais exigente: “A área tem mudado bastante e se tornado cada vez mais científica, o que é muito importante para que os profissionais sejam respeitados. Isso exige uma formação, não é como no passado, baseada em ‘achismo’, temos artigos científicos sendo publicados, tudo isso para oferecer aos pacientes um tratamento com bons resultados e seguro”

Enquanto estudante, Eliane chegou a publicar artigos: “A área da pesquisa me fascinou muito durante o curso, tenho dois artigos científicos publicados pela Unifor, que me rende bons frutos. É um diferencial grande na vida profissional. Por isso, o profissional, e, claro, o aluno, precisa estudar e se capacitar, se não o campo de atuação fica restrito”. 

Áreas de atuação

Com grande potencial de empregabilidade, o ramo de estética e cosmética oferece diversas opções de atuação: clínicas de estética, cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, salões de beleza, centros de terapias especiais, de bem-estar, spas, centros de podologia, academias de ginástica, hotéis e resorts, indústrias cosmecêutica e universidade, assim como na área da pesquisa. 

O profissional formado na área será capaz de exercer atividades nas áreas de estética corporal, facial, capilar e terapias de bem-estar. 

Estética e Cosmética na Unifor

Para tornar real o sonho de se profissionalizar em Estética e Cosmética, a Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o vestibular 2020.2. Com três anos de duração, ao final do curso você estará apto a aplicar o que aprendeu em spas, clínicas de estética e centros de bem-estar. A graduação da Unifor conta com a avaliação máxima do MEC (5), a grande maioria dos professores são mestres e doutores, com atuação profissional na área. O curso oferece aos estudantes certificações intermediárias que permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Participe do nosso vestibular online e gratuito*, escolha dia e horário melhor para você, sem precisar  sair de casa. 

*exceto Medicina.

Confira as regras em unifor.br