angle-left Fotógrafa premiada Letícia Lampert é destaque do Mundo Unifor 2019

Fotógrafa premiada Letícia Lampert é destaque do Mundo Unifor 2019

A artista visual gaúcha se destaca por retratar contextos urbanos sob vieses por vezes despercebidos pela maioria dos habitantes das grandes cidades


Letícia Lampert realizará a palestra “A Cidade como Ateliê” no Mundo Unifor 2019. Foto: Reprodução.
Letícia Lampert realizará a palestra “A Cidade como Ateliê” no Mundo Unifor 2019. Foto: Reprodução.

Em uma cidade há muito mais do que casas, carros, pessoas. Há oportunidades perfeitas para o encontro entre o observador e uma fotografia. Esse olhar apurado sobre o que o cenário urbano esconde percorre o trabalho da artista visual e designer Letícia Lampert, que realizará a palestra “A Cidade como Ateliê” durante o Mundo Unifor 2019. O encontro acontecerá no dia 16 de outubro, a partir das 14 horas, no auditório da biblioteca da instituição de ensino. 

Por que você não pode faltar

Durante duas horas, quem for à palestra da gaúcha Letícia Lampert entenderá por que a artista visual é um dos principais nomes da fotografia brasileira na atualidade. Amante das paisagens, em especial a urbana, a fotógrafa busca eternizar as relações entre arquitetura e os habitantes das grandes cidades. 

Um dos seus mais recentes trabalhos, “Random City” (cidade aleatória), apresenta colagens feitas a partir de fotos de prédios de diferentes metrópoles ao redor do mundo, como São Paulo, Xangai, La Paz, Paris e Nova York. Misturadas, as imagens parecem compor uma única paisagem. Apenas o observador atento percebe que ali, numa mesma foto, estão contemplados diferentes contextos urbanos.

Em outro trabalho, “Conhecidos de Vista”, Letícia fotografou janelas e interiores de apartamentos que, de tão próximos uns dos outros, permitiam que seus moradores soubessem detalhes de vidas alheias sem muitas vezes nem conhecer os vizinhos. São exemplos de como a fotografia retrata não apenas determinado fato ou paisagem, mas as relações de homens e mulheres com o entorno.

Tamanho talento já rendeu à artista presença em salões de sucesso e conquista de prêmios renomados, como o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2013, e o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009. Possui três livros publicados e, desde 2016, roda o Brasil promovendo oficinas sobre arte e fotografia.

Sobre o Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer. 

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Letícia Lampert no Mundo Unifor 2019
Data: 16/10/19
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor 
Entrada gratuita