angle-left Medicina de Emergência: professor da Unifor desenvolve portal que divulga informações sobre a especialidade

Sex, 20 Março 2020 14:42

Medicina de Emergência: professor da Unifor desenvolve portal que divulga informações sobre a especialidade

Idealizador do portal, Frederico Arnaud é egresso do Programa de Mestrado em Ciências Médicas da Unifor, onde também é doutorando em Saúde Coletiva.


Frederico Arnaud é professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)
Frederico Arnaud é professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)

“Meu trabalho e dedicação à especialidade independe da sociedade, [pois] está no meu coração e na minha pele, tatuado em meu braço: emergência já, amor para sempre”. Com essas palavras, o pesquisador Frederico Arnaud proclama sua paixão pela área de emergência, que teve início quando trabalhou no Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, no ano de 1996. Desde então, sua vida é dedicada à Medicina de Emergência, que o inspirou a desenvolver o portal Emergência Já, amor para sempre, nomeado a partir do mantra que guarda consigo.

Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em Medicina de Emergência pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Arnaud é egresso do Programa de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, onde também atua como professor do curso de Medicina e é aluno do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva

Mesmo com grande currículo acadêmico, que percorre mais de uma década, Frederico destaca que o mestrado realizado na Unifor trouxe crescimento profissional e experiências essenciais. “O mestrado em Ciências Médicas me mostrou novos conhecimentos e atitudes, além de evidenciar o equilíbrio necessário para me tornar um ser humano melhor”, enfatiza o pesquisador, que ajudou a fundar uma sociedade nacional, a ABRAMED, referida por ele como uma nova especialidade médica no país. “Desde que me apaixonei pela emergência, minha vida tem sido emergência 24 horas”, brinca sobre o assunto.

Sobre o portal, o professor explica que é um espaço destinado tanto aos profissionais de saúde quanto à população de forma geral. “Fui presidente da ABRAMEDE entre 2018 e 2019, e fiz por todo o Brasil um imenso trabalho de divulgação da sociedade e da especialidade. Terminado meu mandato, vi o portal como um meio de continuar esse trabalho apaixonante pela Medicina de Emergência. Nele, temos cursos, entrevistas, palestras, brincadeiras e muita informação”, completa Frederico Arnaud. O projeto também está disponível em diversas plataformas digitais, como instagram, facebook e youtube.

Em relação aos próximos passos de sua trajetória profissional, Arnaud aponta o doutorado em Saúde Coletiva como o início de uma nova jornada: “A expectativa é que o doutorado possa aumentar meus conhecimentos em saúde pública e áreas afins, além de me preparar para entrar no mundo extraordinário da pesquisa científica”, comenta o docente. 

Sobre o mestrado em Ciências Médicas 

O mestrado em Ciências Médicas tem duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com linhas de pesquisa em “Estudos Clínicos em Ciências Médicas” e “Estudos Translacionais em Ciências Médicas”; e Ensino em Saúde, com a linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento em Ciências Médicas”. O programa trabalha nos alunos o desenvolvimento de novas habilidades tais como liderança, capacidade de tomar decisões, compromisso social, consciência global, capacidade criativa e de inovação. Mais informações: ppgcm@unifor ou (85) 3477.3846.

Sobre o doutorado em Saúde Coletiva

O doutorado em Saúde Coletiva é voltado para quem deseja se capacitar para formar recursos humanos na graduação e pós-graduação, além de alinhar-se com agendas de pesquisa que impactam na Promoção da Saúde das populações. Com abrangência prioritária para candidatos e profissionais qualificados das regiões Norte e Nordeste, o programa se destina a promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde nas instituições de origem, com visão integral do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações: ppgsc@unifor.br ou (85) 3477.3280.