angle-left Ônibus noturnos gratuitos da Universidade de Fortaleza começam a circular

Sex, 7 Fevereiro 2020 19:36

Ônibus noturnos gratuitos da Universidade de Fortaleza começam a circular

A medida irá facilitar o acesso de alunos no período da noite. Confira rotas e horários.


Iniciativa beneficia estudantes dos cursos noturnos da Universidade e contribui para a sustentabilidade ambiental (Foto: Ares Soares)
Iniciativa beneficia estudantes dos cursos noturnos da Universidade e contribui para a sustentabilidade ambiental (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, passou a oferecer, desde o dia 11 de fevereiro de 2020, serviço gratuito de ônibus para alunos no período noturno.

Os transportes farão rotas dos terminais da Parangaba, Eusébio/Messejana, Antônio Bezerra e Papicu para o campus e vice-versa.  A medida tem o propósito de promover maior segurança e conforto para todos, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, reduzindo o número de veículos nas ruas. 

Como utilizar o serviço

A iniciativa funcionará de segunda a sexta-feira e o acesso ao transporte é feito com a apresentação do UniforCard, sendo esta também uma medida de segurança. 

Horários 

> Terminal da Parangaba
Saída: 17h45 
Local: Rua Pedro Segundo (Ao lado da estação)
Chegada na Unifor: 18h48

> Terminal Antônio Bezerra
Saída: 18h
Local: Av. Coronel de Carvalho (Em frente ao colégio prof. Maria Eudes Vera)
Chegada na Unifor: 18h52

> Terminal Papicu 
Saída: 17h
Local: Rua Pereira de Miranda (Em frente às catracas)
Chegada na Unifor: 17h16
Saída: 18h40
Local: Rua Pereira de Miranda (Em frente às catracas)
Chegada da Unifor: 18h56

> Eusébio/ Messejana 
Saída: 17h50
Locais:
Eusébio: Av. Eusébio de Queiroz (Parada em frente à capela)
Messejana: Rua Jaqueline esquina com Rua Taquatiara (Atrás do terminal)
Chegada da Unifor: 18h56

A quarta rota Eusébio/Messejana, terá seu ponto de partida na Praça do Fórum Desembargador Carlos Facundo, e percorrerá até o terminal de Messejana, os usuários podem embarcar nos dois locais.   

*É importante estar nas paradas 15 minutos antes do horário estimado. Os horários do percurso também podem sofrer alteração por conta de imprevistos. 

Confira os mapas com as rotas

Ao longo dos percursos de todas as rotas, os interessados podem embarcar no veículo nas paradas de transporte coletivo, e não só nos terminais. Todos os ônibus estarão com as identificações da Universidade de Fortaleza. 

Dentro do campus existem quatro estações de paradas. São pontos estratégicos para que os usuários desembarquem com segurança e em distâncias mais adequadas aos seus destinos. Os ônibus percorrem uma rota interna deixando os passageiros nos seguintes pontos de embarque e desembarque: 

Estação 1: Entrada do bloco M (próximo a rotatória)
Estação 2: Academia 
Estação 3: Entrada da Prefeitura/NAMI
Estação 4: Parada de transportes coletivos da Av. Washington Soares 

Após o término das aulas, os estudantes e funcionários poderão utilizar o serviço gratuito de ônibus novamente que sairá às 22h40 do campus e retorna aos terminais de ônibus e ao ponto do Eusébio. O veículo percorrerá o mesmo e trajeto interno e estações do campus para que os usuários possam embarcar no ônibus. 

Por medidas de segurança, durante o trajeto de ida para a universidade os passageiros embarcam nos locais de preferência e só desembarcam no campus. E, durante o trajeto de volta para os terminais os passageiros apenas desembarcam nos locais de suas preferências e não embarcam durante o percurso externo ao campus.   

Programa de Mobilidade Urbana 

A iniciativa de serviços de ônibus gratuito faz parte do programa de mobilidade urbana que a Universidade de Fortaleza está implementando em 2020.

Outras medidas incluem o acesso dos veículos do TopBus+, serviço de transporte coletivo por aplicativo sob demanda, às ruas internas da universidade, e instalação de pontos de embarque e desembarque de transporte de passageiros por aplicativo em locais estratégicos do campus.  

Pacote de vantagens para o cursos noturnos 

A implantação do serviço de ônibus gratuitos vem ao encontro de uma outra medida, recentemente adotada pela Universidade de Fortaleza com o objetivo de beneficiar os alunos que estudam à noite: concessão de bolsas de estudo com descontos de 20% durante toda a graduação para a grande maioria dos cursos noturnos. Os cursos contemplados com a bolsa são os seguintes: Direito, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia Ambiental Sanitária.