angle-left Unidade de Diagnóstico de Covid-19 – Unifor atinge marca de 2.760 exames analisados

Ter, 16 Junho 2020 15:42

Unidade de Diagnóstico de Covid-19 – Unifor atinge marca de 2.760 exames analisados

Os diagnósticos são disponibilizados aos pacientes entre 24 e 48h após o recebimento das amostras no Núcleo de Biologia Experimental da Unifor.


A Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor iniciou as atividades no dia 5 de maio. (Foto: divulgação)
A Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor iniciou as atividades no dia 5 de maio. (Foto: divulgação)

Com equipe dedicada e dias intensos de trabalho, a Unidade de Diagnóstico Covid-19 instalada na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, já analisou 2.760 exames da doença. Todas as amostras foram coletadas em pacientes atendidos nas Unidades de Saúde do estado, enviadas ao laboratório de Bioagentes Patogênicos do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Unifor pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo do Ceará, pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e pelas UPAs Edson Queiroz e Bom Jardim.

A iniciativa é mais uma contribuição da Universidade de Fortaleza no enfrentamento da pandemia no estado. “Está tudo correndo bem. Estamos ajudando positivamente as autoridades sanitárias no combate ao vírus. Em breve, chegará um novo equipamento que otimizará uma das etapas para a realização do diagnóstico molecular da Covid-19. Esse equipamento permitirá o aumento da capacidade de realização de testes por nosso laboratório. Uma etapa da análise, que é a extração do RNA, atualmente feita manualmente, passará a ser automatizada”, antecipa Cristina Moreira, diretora do NUBEX

A Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor iniciou as atividades no dia 5 de maio. Mantém equipe qualificada, composta por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor. Dividida por turnos, atua 24h por dia e 7 dias por semana, agilizando o resultado dos exames. “O diagnóstico ágil contribui para o encaminhamento adequado do tratamento dos pacientes com sintomas, reduzindo o risco de transmissão comunitária da doença”, destaca Cristina Moreira, que é professora do PPGCM, do Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO e do curso de Farmácia da Unifor.

Estude na Unifor

Quer manter a sua empregabilidade em alta? A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o ingresso de novos alunos em 2020.2. A novidade é que neste semestre o vestibular é 100% online e a instituição oferta diversas condições especiais*.

Acesse unifor.br e saiba mais!

*Confira regras em unifor.br