angle-left Unifor marca presença na 20ª edição do DFB Festival

Seg, 20 Maio 2019 08:37

Unifor marca presença na 20ª edição do DFB Festival

O evento acontece até o dia 18 de abril e reúne moda e cultura no Aterro da Praia de Iracema


O DFB Festival traz desfiles, música, comida e workshops para a população cearense. Foto: Pedro Vidal.
O DFB Festival traz desfiles, música, comida e workshops para a população cearense. Foto: Pedro Vidal.

A abertura do DFB Festival 2019 aconteceu nesta quarta-feira, 15. O evento comemora sua 20ª edição à beira do mar, no Aterro da Praia de Iracema. A Universidade de Fortaleza vai estar presente em todos os dias do DFB 2019, seja no stand ou na passarela. 

O DFB Festival traz desfiles, música, comida e workshops para a população cearense. Para a coordenadora da graduação em Design de Moda da Unifor, Ana Cláudia Farias, a mudança de local mostra sua grandiosidade do evento e a evolução da moda autoral. “Eu achei esse local fantástico, muito mais democrático. A moda é isso, tem que tá perto do povo, é para o povo. As pessoas têm que ter acesso a isso”, enfatiza. 

A Unifor participa do evento desde a inauguração do curso de Design de Moda, em 2014. O DFB Festival é um grande acontecimento para os estudantes de moda, já que podem ter um contato direto com produções e marcas. A coordenadora Ana Cláudia Farias acredita que o evento traz oportunidades que podem agregar para os alunos na trajetória profissional. “Eles [alunos] podem fazer network, têm condições de estar trabalhando nos camarins, na recepção, de ficar no stand da Unifor. Essa interlocução é fantástica”, avalia.

O stand do curso de graduação e pós-graduação da Unifor aproxima os visitantes da Instituição. A estrutura montada pela Universidade traz influências dos costumes nordestinos, com redes para os acomodar quem passa pelo stand. Para registrar o look do dia e registrar algumas memórias, os visitante podem fazer fotos na cabine que é disponibilizada no local. Uma estrutura da TV Unifor também foi construída no espaço para que entrevistas sejam realizadas durante o evento. Profissionais de moda de marcas autorais, como a Parko, concederam entrevistas no local. 

A estudante de jornalismo, Gabriela Paiva, é uma das repórteres da TV Unifor que está realizando as entrevistas no stand e a cobertura do evento, e conta que esta é uma chance de aplicar o que tem aprendido em sala de aula. “Não estou curtindo o DFB só como público, mas como imprensa. Cada dia está sendo desafiador, mas a gente consegue encarar as dificuldades com muito entusiasmo”, garante.

Unifor no DFB Festival 2019

Os “frutos” da Universidade estão espalhados pelo evento. David Lima, styling do DFB Festival, é formado em Design de Moda e fez pós-graduação em Produção de Moda e Styling pela Unifor. O styling lembra que o idealizador do DFB Festival, Cláudio Silveira, conheceu suas produções durante as aulas e a partir disso surgiu o convite para trabalhar no evento. “Eu já trabalhei na parte de produção, mas esse é meu primeiro ano como styling. Eu estou amando essa vibe do evento, acho que tem tudo a ver com o Ceará”, opina. 

A coordenadora do programa de pós-graduação em Moda, Raquel Bastos, destaca a importância da Unifor em um evento de grande impacto social e cultural. “A gente não poderia deixar de fazer parte desse evento, porque faz parte da nossa filosofia, quanto instituição. Dessa partilha, dessa mentalidade, desse propósito agregador, disseminador de conhecimento, de cultura e arte”, salienta. 

A produção do DFB 2019 também contou com a presença de estudantes de moda da Unifor. Nádia Cilene, estudante de Design de Moda, trabalhou na sala de desfiles e enxerga sua evolução como estudante. “Esse é o primeiro ano que eu trabalho no evento, mas eu participo desde que entrei no curso. Vendo os desfiles e as tendências, eu percebi como a gente aprende. Está sendo uma experiência muito boa”, afirma. 

Moda para todos

Antes, voltado apenas para desfiles e divulgação de poucas marcas. Hoje, o DFB Festival é considerado a maior festa de moda autoral da América Latina e engloba moda, gastronomia, arte e cultura. O evento se consagrou no cenário internacional e leva a moda autoral cearense para o mundo.

O novo endereço é uma das novidades do evento, que já ocupou outros locais da cidade, como o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. A nova localização do DFB Festival aproxima o evento dos mais diversos públicos. “A praia é includente para a cidade de Fortaleza, um local icônico. A gente está compartilhando esse olhar, a moda e cultura. São fatores que trabalham esse ser sensível, a nossa noção de sociedade, é um agente cultural, civilizatório. Eu acho que a gente precisa de cada vez mais momentos como esse para agregar”, reflete Raquel Bastos.

Serviço

Data: até o dia 18/05/19
Horário: a partir das 15h
Local: Aterro da Praia de Iracema