angle-left Unifor Notícias retorna à programação da TV Unifor em novo formato

Qui, 14 Maio 2020 16:42

Unifor Notícias retorna à programação da TV Unifor em novo formato

Por conta do período de quarentena, o Telejornal produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Unifor passou por uma reformulação para se adaptar ao estilo de home office e volta a ser exibido no dia 15 de maio.


Alice Araújo e Victória Crisostomo , estagiárias da TV Unifor (Foto: Divulgação)
Alice Araújo e Victória Crisostomo , estagiárias da TV Unifor (Foto: Divulgação)

Com as mudanças ocorridas devido à pandemia de Covid-19, a rotina de produção jornalística foi uma das grandes afetadas. Em tempo recorde, jornalistas do mundo todo precisaram se adaptar uma nova realidade e fazer uso das tecnologias para continuar mantendo a população informada. Adaptação que também chegou ao Unifor Notícias, jornal exibido há oito anos pela TV Unifor e laboratório fundamental para os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Exibido semanalmente às sextas-feiras, a última edição presencial do “Notícias”, como o jornal é chamado pelos alunos, foi ao ar no dia 13 de março, antes do decreto de quarentena e da suspensão das atividades presenciais no campus. Neste período, foi necessário um ajuste de rotina, de planejamento e de adaptação do formato de exibição do Unifor Notícias. Segundo os estagiários do telejornal, as atividades continuam as mesmas, porém em plataformas digitais e com reuniões online da equipe. Os repórteres estão fazendo de seus quartos e salas, estúdios de TV, e as câmeras dos computadores e celulares são agora a maneira mais segura de entrevistar as fontes das suas matérias. Depois de todo o conteúdo produzido, gravado e decupado, o material é enviado ao editor que também mantém suas atividades em uma ilha de edição remota.

Nesta nova configuração do Unifor Notícias, teremos a estreia de um novo quadro. O “Daqui de Casa” é um espaço para que os alunos possam usar sua criatividade e mostrar, sob diferentes perspectivas, a rotina de distanciamento social. “Esse quadro dá a oportunidade dos estudantes compartilharem com os telespectadores como estão vivendo a quarentena, é um momento para eles darem dicas e se expressarem”, contou o diretor da TV Unifor, Max Eluard

Max acredita que manter o Unifor Notícias no ar é também um exercício valioso para os alunos neste momento em que surgem novas ferramentas de produção. “É um resposta dos alunos, eles estão em busca de novas linguagens e formatos de fazer matéria de casa, ter que entrevistar pessoas e apresentar o jornal remotamente mobiliza muito a criatividade deles para pensarem em diferentes possibilidades de trazer informação”. A responsável por orientar o telejornal, professora Mariana Fontenele, reforçou a importância do papel do Jornalismo em transmitir a verdade, informar e combater as fake news e destacou o esforço dos alunos em manter o jornal no ar. “Neste cenário há um novo modo de existir no mundo e também uma nova maneira de se exercer a profissão; cabe aos jornalistas e estudantes uma reinvenção necessária” afirmou. 

Para Victória Crisostomo, estagiária da TV há um ano e meio e repórter do Unifor Notícias, a experiência é desafiadora e inovadora. “É bem diferente de tudo que estávamos acostumados a fazer, tudo se transformou, desde a forma de pensar as pautas até executar as matérias”, contou a repórter. Victória também salienta que a adaptação não é uma exigência nova para os jornalistas. “O Home office é só mais uma das adaptações na nossa profissão, e no Jornalismo, não importa de onde ele está sendo feito desde que ele seja exercido com qualidade, desde que os fatos sejam checados criteriosamente e que a verdade seja priorizada sempre”, finalizou a estudante do 5º semestre de Jornalismo.

O Unifor Notícias conta com uma equipe de oito estagiários entre voluntários e bolsistas, que compartilham as atividades de produção, repórter e apresentação. O primeiro Notícias produzido de maneira remota será transmitido nesta sexta-feira, 15 de maio, às 13h00, através do Canal Universitário 14, da TV por assinatura Multiplay e NET 181.