angle-left Unifor sedia I Seminário do Movimento Cada Vida Importa, que abordará a violência no Estado

Unifor sedia I Seminário do Movimento Cada Vida Importa, que abordará a violência no Estado

Evento acontece no dia 23 de março e reunirá para debate as professoras Ângela Pinheiro (UFC) e Sandra Helena (Unifor) e o deputado estadual Renato Roseno


O deputado estadual Renato Roseno participará na Unifor de debate sobre a crescente violência no Estado do Ceará (Foto: Ares Soares/Unifor)
O deputado estadual Renato Roseno participará na Unifor de debate sobre a crescente violência no Estado do Ceará (Foto: Ares Soares/Unifor)

Acontece na Unifor, nesta sexta-feira (23), o I Seminário do Movimento Cada Vida Importa: A Universidade na Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ceará, promovido pelos laboratórios LAEpCUS e Lesplexos, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor (PPGP), e pelo Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec), vinculado ao curso de Psicologia da UFC. 

Para o debate, foram convidados a professora Ângela Pinheiro (UFC), a professora Sandra Helena de Souza (Unifor) e o deputado estadual Renato Roseno. O evento terá início às 8h30, no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza.

“Pelo convite da professora Ângela Pinheiro, a gente resolveu constituir um movimento que tem como foco não só a violência letal, mas que também aborda outras manifestações das violências cotidianas e as violências ligadas a situações de vulnerabilidade e de risco”, comenta Leônia Cavalcante, professora do PPGP e mediadora do evento.

O seminário é direcionado a profissionais, estudantes e estagiários das políticas públicas de assistência social, segurança e saúde mental, das áreas do Direito, Medicina, Serviço Social, Comunicação Social, Psicologia e Psicanálise, alunos de outras instituições de ensino e de pós-graduação. 

O evento será gratuito e as inscrições podem ser confirmadas pelo link abaixo ou no local do evento, de acordo com a capacidade do auditório.

Sobre os palestrantes

Profa. Ângela Pinheiro
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é professora associada da UFC e revisora de periódico da DESidades- Rev. de Divulg. Cient. da Inf. e Juven. É fundadora do Nucepec na UFC.

Profa. Sandra Helena
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986) e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1983). É especialista em Filosofia do Idealismo Alemão pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Atualmente é professora da Unifor, desde 1995. É membro-fundadora do Instituto Latino-Americano de Estudos sobre Política, Direito e Democracia - ILAEDPD.

Deputado estadual Renato Roseno 
Atua há mais de 25 anos na defesa de Direitos Humanos, em especial de crianças e adolescentes. Coordenou o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE). Gerenciou, em âmbito estadual, a Pesquisa de Tráfico sobre Crianças, Adolescentes e Mulheres para fins de Exploração Sexual - PESTRAF/CECRIA (Brasília/DF). Entre 2002 e 2004, foi coordenador da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), organização que reúne 38 centros de defesa no Brasil. Participou do grupo de trabalho da ANCED e Fórum DCA que elaborou o relatório alternativo sobre a implementação no Brasil da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (CDC) apresentado ao Comitê dos Direitos das Crianças das Nações Unidas (2004). Foi membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), entre 2005 e 2006, representando a ANCED. Em 2014, foi eleito deputado estadual, no Estado do Ceará, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). É vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (2017-2019), membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, membro suplente do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Foi relator do Comitê Cearense pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência.

Serviço

I Seminário do Movimento Cada Vida Importa: A Universidade na Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ceará
Data: 23 de março de 2018
Horário: 8h30 às 11h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor