angle-left Universidade de Fortaleza debate pesquisas científicas acadêmicas em podcast

Sex, 25 Outubro 2019 13:42

Universidade de Fortaleza debate pesquisas científicas acadêmicas em podcast

O podcast “Unifor Comunica: Ciências no Campus” apresenta semanalmente um panorama sobre a produção científica da instituição


Com o intuito de divulgar e debater a produção científica que acontece dentro da Universidade de Fortaleza, é lançado, em outubro o podcast Uniforcomunica: ciência no Campus. Foto: Thiago Ferreira/FotoNic.
Com o intuito de divulgar e debater a produção científica que acontece dentro da Universidade de Fortaleza, é lançado, em outubro o podcast Uniforcomunica: ciência no Campus. Foto: Thiago Ferreira/FotoNic.

O podcast é uma mídia de transmissão de conteúdo similar aos programas de rádio. A diferença entre essas plataformas está na distribuição do conteúdo. O conteúdo do podcast fica disponível on demand, fazendo com que o usuário possa acessá-lo diversas vezes e através de uma conexão de internet. 

De acordo com um estudo encomendado pela plataforma de streaming global, Deezer, o número de consumidores de podcasts no Brasil aumentou para 67% do total de usuários apenas em 2019. Neste mesmo estudo, também é indicado que 25% dos brasileiros dedicam mais de uma hora por dia para o consumo de podcasts. 

Com o intuito de divulgar e debater a produção científica que acontece dentro da Universidade de Fortaleza, é lançado, em outubro, o podcast Uniforcomunica: ciência no Campus. O podcast é uma parceria da Rádio do Núcleo Integrado de Comunicação (Rádio NIC) com a Diretoria de Comunicação e Marketing da Universidade. Serão lançados novas edições todas às quinta-feiras no aplicativo da Rádio NIC. 

Segundo a professora de Radiojornalismo e coordenadora da Rádio NIC, Kátia Patrocínio, “o podcast é uma oportunidade da comunidade acadêmica da Universidade e da sociedade de uma maneira geral conhecer o que está sendo produzido pela instituição. Também é um momento de conhecer quem está produzindo”, destaca. 

“As pessoas estão consumindo cada vez mais podcasts, uma vez que, esses programas podem ser acessados em qualquer lugar e em qualquer momento. Os podcasts possuem características de programas de rádio em um tom de conversa e descontração, fazendo com o que o ouvinte se sinta acolhido e cada vez mais interessado no assunto”, comenta Patrocínio. 

O projeto idealizado pela professora Adriana Rolim, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza (PPGM), e pelo jornalista Luiz Carlos de Carvalho, tem como objetivo apresentar e discutir as pesquisas feitas no campus da Universidade e traz como convidados pesquisadores, alunos e pessoas pessoas beneficiadas pelos investimentos, que irão comentar o que tem produzido e responder perguntas de internautas. 

“Os brasileiros em geral manifestam grande interesse por esses temas científicos e o podcast Unifor Comunica: Ciência no Campus pode contribuir para a maior aproximação entre a sociedade e o conhecimento gerado na universidade. Os programas, semanais, abordam temas científicos de interesse geral da sociedade  e como as pesquisas realizadas na Universidade de Fortaleza contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”, comenta a professora Adriana Rolim. 

Kátia Patrocínio, supervisora da RádioNIC, diz que o novo programa gera um agregação ao aplicativo da rádio, lançado no mês de setembro, além de fazer com que os alunos da Universidade de Fortaleza fiquem cientes que as iniciativas de pesquisa estudantil estão gerando resultado.

O podcast é apresentado pelas alunas de jornalismo Beatriz Irineu e Mariana Lopes. Para a estudante Mariana Lopes, participar do podcast faz com que ela se relacione e conheça cada vez o que é proposto pelo Campus da Universidade. 

“Quando se tem um entendimento mais amplo sobre temas científicos e nas áreas de pesquisa, abre-se um universo de possibilidade e inovação para o campo acadêmico e principalmente para estender nossa experiência enquanto profissionais. O podcast traz justamente mais acessibilidade à esses conteúdos e às iniciativas científicas da universidade”, declara. 

Aplicativo RádioNIC

A célula de rádio do Núcleo Integrado de Comunicação da Unifor (NIC) lançou, no dia 12 de setembro, aplicativo Rádio NIC em uma parceria com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI). 

O objetivo da plataforma é facilitar o acesso e aumentar o alcance dos produtos realizados dentro do núcleo, como também disponibilizar para público externo. O aplicativo está disponível para os sistemas IOS e Android.

No do aplicativo estão disponibilizados todos os programas produzidos pelos estudantes da célula de rádio, além da nova identidade visual para a plataforma.

O ponto de partida para criação do aplicativo veio da monografia do aluno Weslley Monteiro Lemes, que foi apresentada no formato da plataforma.

Serviço

Programa: Uniforcomunica: Ciências no Campus
Periodicidade:
Toda quinta-feira
Duração: 20-30 minutos