angle-left XXII Festival Eleazar de Carvalho ocorrerá virtualmente pela primeira vez

XXII Festival Eleazar de Carvalho ocorrerá virtualmente pela primeira vez

Evento de música clássica contará com apoio da TV Unifor, que transmitirá aulas e concertos gratuitamente durante o mês de julho


Festival acontece anualmente levando música erudita de forma gratuita (Foto: Ares Soares)
Festival acontece anualmente levando música erudita de forma gratuita (Foto: Ares Soares)

A música não pode parar. Neste momento de isolamento social, ela emerge como um meio capaz de restabelecer o elo humano e canalizar os muitos sentimentos que surgem em meio ao “novo normal”. É por isso que, neste ano, de 12 a 26 de julho, o tradicional Festival Eleazar de Carvalho continua - mas, pela primeira vez, de forma online. Realizado desde 2005, o evento, que celebra música clássica, reúne jovens músicos e professores de escolas e universidades a nível internacional. 

Anualmente, no mês de julho, o campus da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, abre seus teatros e salas de aula para o Festival. Sob direção artística de Sônia Muniz Carvalho, viúva do maestro Eleazar de Carvalho, o evento disponibiliza oficinas e cursos para seus participantes, além de apresentações musicais abertas ao público. “O objetivo é dar aos jovens músicos do Brasil e do exterior a oportunidade de terem contato com grandes mestres e se apresentarem em concertos diários”, ela explica.

Sobre a XXII edição, a organizadora compartilha que “o Festival virtual é apenas uma amostra do que fazemos [usualmente] nas três semanas [de Festival], onde os alunos têm três horas diárias de aula, três horas de ensaio de orquestra, de banda e de coral, e apresentações todas as noites. Ele consistirá de masterclasses, apresentações digitais e um retrospecto de alguns momentos de festivais anteriores”. 

O vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu, também responsável pela realização do Festival, comenta: “Por ser um evento já consolidado no calendário artístico da Universidade, e aguardado durante todo o ano pelo público apreciador de música erudita, não poderíamos deixar de realizar o Festival Eleazar de Carvalho, nesta ocasião pela primeira vez na modalidade virtual. Assim, a Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Fundação Eleazar de Carvalho, reafirma sua capacidade de resiliência diante deste contexto de pandemia, em benefício da cultura e da educação, princípios norteadores do Festival”.

Outro destaque do Festival é o Concurso Jovens Solistas e Regentes, que dará aos músicos vencedores a chance de se apresentarem com a orquestra na edição 2021 do Festival Eleazar de Carvalho. Essa oportunidade incentiva o estudo da música erudita e traz novos talentos para os holofotes, valorizando o papel da arte como mecanismo de transformação social. 

A programação completa e o formulário para inscrições estão disponíveis aqui.

TV Unifor e o Festival virtual

Para que aconteça respeitando medidas de distanciamento e biossegurança, o Festival contará com apoio da TV Uniforque será o veículo responsável por conectar o público ao evento. “Vamos dar suporte na realização das aulas online e promover a posterior exibição das aulas na nossa programação e em nosso canal do Youtube. Vamos também fazer a exibição diária dos concertos de edições anteriores do Festival”, explica Max Eluard, diretor do canal universitário. 

“A ideia é que, neste ano, ao invés de concertos inéditos, façamos uma retrospectiva de concertos dos anos anteriores do Festival”, ele explica, referindo-se às apresentações de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. As aulas que ocorreriam dentro do campus da Unifor vão acontecer em ambiente virtual, também organizado pela TV Unifor. 

“Vamos administrar o ambiente virtual que receberá as aulas diárias. À noite, depois do concerto do dia, iremos liberará-las em nossos canais. Assim, além dos alunos que participam formalmente do evento, todos os outros interessados vão poder ter acesso às aulas que serão dadas diariamente a partir da programação da TV Unifor no canal 181 da NET e do canal da TV Unifor no Youtube”, conta Eluard. O veículo também transmitirá publicamente a final do Concurso de Jovens Solistas e Regentes, prevista para acontecer em 25 de julho.