angle-left Cine Diálogos Virtuais promove debate com a cineasta Beth Formaggini

Cine Diálogos Virtuais promove debate com a cineasta Beth Formaggini

Momento acontece nesta sexta-feira, 6 de março, na Universidade de Fortaleza.


Beth Formaggini tem vasta experiência no cinema documental. (Foto: Reprodução/Canal Curta!)
Beth Formaggini tem vasta experiência no cinema documental. (Foto: Reprodução/Canal Curta!)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza promove nesta sexta-feira, 6 de março, a quarta edição do projeto Cine Diálogos Virtuais, com a cineasta Beth Formaggini. Seu documentário, “Pastor Cláudio”, será exibido a partir das 19h, na sala A da Videoteca (1º andar do Centro de Convivência). Após a sessão, acontece o debate virtual com a diretora.

Beth Formaggini é uma das mais importantes documentaristas brasileiras. Cineasta, produtora e pesquisadora, dirigiu filmes como “Uma família ilustre” (2015, vencedor de 11 prêmios), “Xingu Cariri Caruaru Carioca” (2015, vencedor de 6 prêmios), “Cidades invisíveis” (2009), “Memórias para uso diário” (eleito melhor filme pelo júri popular do Festival do Rio 2007), Nobreza popular (2003) e Pontos de Vista (1995), entre outros.

Mineira radicada no Rio de Janeiro, depois de graduar-se em História pela Universidade Federal Fluminense, especializou-se em documentário na Universidade de Roma, na Itália. Como produtora e pesquisadora, Formaggini colaborou com o cineasta Eduardo Coutinho nos filmes “Babilônia 2000” (1999), “Edifício Master” (2002) e “Peões” (2004). Foi presidente da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Documentaristas.

Seu longa-metragem “Pastor Cláudio” documenta a conversa entre o psicólogo Eduardo Passos, ativista dos Direitos Humanos, e o pastor Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres durante a ditadura civil-militar de 1964. A obra ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Vitória 2018 e participou de festivais no Brasil, França, Cuba, Uruguai e Equador, dentre eles o Festival do Rio e Festival de Havana.

Cine Diálogos Virtuais

Espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, o projeto conecta alunos e realizadores para a troca de ideias. O projeto, que já recebeu cineastas como Eliane Caffé, Tyrell Spencer e Marília Rocha, ocorre no âmbito da disciplina “Cine Experiência III”, ministrada pelo professor Márcio Câmara, que inicia os alunos na experiência do documentário.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais com Beth Formaggini
Data: 6 de março de 2020 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Videoteca A (1º andar do Centro de Convivência)