null Exposição "50 Duetos" contará com evento de abertura virtual

Exposição "50 Duetos" contará com evento de abertura virtual

A cerimônia online será transmitida pelos perfis da Universidade de Fortaleza.


Obras de Babinski (acima) e Gerchman (abaixo) integram exposição em comemoração aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, cuja abertura será em 23 de março
Obras de Babinski (acima) e Gerchman (abaixo) integram exposição em comemoração aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, cuja abertura será em 23 de março

Mais de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz integram a mostra “50 Duetos”, que entra em cartaz na terça-feira, 23 de março. A abertura virtual será realizada às 19h por meio da TV Unifor e dos perfis da Universidade de Fortaleza. O evento marca o meio século da Fundação Edson Queiroz (FEQ), comemorado em 26 de março.

A exposição tem início em um momento no qual a apreciação artística possibilita também outro respirar, que simboliza o fruir e o oxigenar de ideias. A mostra prevê ainda interação com o público, que poderá formar seu próprio dueto e compartilhar pelas redes com a hashtag #meudueto.

A “50 Duetos” é um passeio pelo acervo da FEQ com novas possibilidades de interação e de interpretação. Após as duas edições da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que trouxeram a contextualização de cada período histórico, a “50 Duetos” abre espaço às conexões entre as obras de arte, explica a curadora Denise Mattar.

A mostra “tem como objetivo abrir caminho para novos raciocínios e instigar o público à reflexão”, destaca Denise. As conexões poderão ser estabelecidas por paralelismos visuais, afinidades temáticas e eletivas - ou até mesmo suas oposições, esclarece a curadora.  Um dos duetos é formado, por exemplo, por Maciej Antoni Babinski (1932) (Sem título, 2000 Óleo sobre tela, 151 x 201,5 cm) e Rubens Gerchman (Sequência 8, 2005 Acrílica e óleo sobre tela, 80 x 120 cm), logo abaixo.

 


 

“50 Duetos” é composta de obras de diferentes artistas, períodos e técnicas, revelando a essência da criação e trazendo questões subjacentes aos temas, de diferentes ordens. A exposição conta ainda com experiências sensoriais despertadas pelos áudios, vídeos e músicas que complementam as referências ao público. 

Serviço

Exposição “50 Duetos”, em cartaz a partir de 23 de março de 2021, marca os 50 anos da Fundação Edson Queiroz. Transmissão da abertura online, às 19h, pela TV Unifor (14 da Multiplay e 181 da NET) e canais da Unifor nas redes sociais. O Espaço Cultural Unifor fica na Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza-CE.  Todos os protocolos de segurança são rigorosamente seguidos. Informações sobre previsão de abertura para visita presencial pelo telefone 3477.3319