angle-left Investir em uma pós-graduação abre possibilidades na carreira e pode aumentar o salário

Qua, 14 Outubro 2020 18:14

Investir em uma pós-graduação abre possibilidades na carreira e pode aumentar o salário

Profissionais com MBA ou especialização no currículo ocupam cargos de destaque no mercado de trabalho


Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza oferece cursos em todas as áreas de conhecimento (Foto: Ares Soares)
Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza oferece cursos em todas as áreas de conhecimento (Foto: Ares Soares)

Diante das transformações do mundo contemporâneo, profissionais de todas as áreas conciliam a carreira com a busca contínua por conhecimento. Cursar uma pós-graduação agrega valor à formação e contribui de forma significativa para destacar o currículo em meio à concorrência do mercado de trabalho. 

Segundo uma pesquisa conduzida pela Catho Educação, uma das principais plataformas de  educação superior do Brasil, aqueles que pensam em ingressar em um MBA ou pós-graduação com o objetivo de obter novas competências e habilidades estão no caminho certo, com a possibilidade de aumentar seu salário. 

O levantamento mostra que em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%

A pesquisa também aponta que os profissionais que ocupam cargos de coordenação, por exemplo, ao cursar uma pós-graduação ou o mestrado/doutorado, podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

Os diferenciais 

De acordo com a professora Mariana Mota, coordenadora da Escola de Comunicação e Gestão do Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, “existem pós-graduações que desenvolvem variadas habilidades. As mais tradicionais no mercado entregam as habilidades técnicas, aquelas que são importantes, mas que destacam cada vez menos diferencial do profissional”, afirma.

Ainda segundo Mariana, o mercado tem valorizado as soft skills, como a empatia, resiliência, colaboração e comunicação. “Algumas pós entregam também habilidades diferenciais, como a Pós-Unifor, que desenvolve as habilidades do século XXI, entre elas estão as soft skills, que são as mais difíceis de alcançar. Além de desenvolver criatividades, capacidade de solução de problema, gestão de conflitos, entregam também ao profissional melhoria técnica e ferramentas modernas para gerenciamento dos negócios”, explica. 

Adriana Oliveira, coordenadora da Escola de Tecnologia da Pós-Unifor, analisa o crescimento do acesso ao Ensino Superior como um dos principais fatores que levam a uma seleção mais rigorosa pelas empresas na atualidade. “O mercado procura por especialistas multifacetados, que saibam transitar em diversas áreas, sem perder profundidade. Por isso, a importância de cursos de pós graduação com visão sistêmica no portfólio, para que novos líderes possam se despertados e desenvolvidos”, ressalta ela. 

A professora destaca ainda como o contato com experiências nacionais e internacionais possibilita a ampliação de uma visão global, capacidade cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho. Na Pós-Unifor, por exemplo, os estudantes realizam visitas técnicas para conhecerem a realidade de organizações de destaque no Brasil e no mundo. 

“Além das atividades realizadas em sala de aula, busca-se estabelecer palestras temáticas, acesso a ferramentas tecnológicas e visitas técnicas a instituições que atuam no mercado local, relacionadas à seara de cada curso, para que o aluno possa vivenciar a prática de grandes organizações. Na busca de ampliar a percepção do aluno sobre o cenário e o mercado em que ele está inserido e a sua visão global, a Escola promove missões nacionais organizadas em cursos específicos que levam nossos alunos a experiências reais em cada área, além de experiências internacionais por meio do evento CGIU, que seleciona projetos de ação local, mas com impacto global”, comenta Adriana Oliveira. 

Reconhecimento profissional

Eleita diretora de filiação e grupos de interesse do PMI-CE, instituição internacional referência em gestão de projetos, logo após a conclusão da Especialização em Gestão de Projetos realizada na Unifor, Ana Laura Esteche relembra a importância da pós-graduação em sua trajetória: “ganhei esta honra devido ao conhecimento e os relacionamentos que conquistei no curso”, afirma. 

Sócia de uma empresa na área de gestão empresarial, sustentabilidade e segurança no trabalho, a Sugestão Consultoria, Ana Laura conta que a pós-graduação oportunizou o acesso ao conhecimento técnico, além de oferecer contato com diversos profissionais, estudantes e professores.  

“No curso de Gerenciamento de Projetos temos a oportunidade de aplicar todo o conteúdo do curso em um projeto real, com essa atividade tive a possibilidade de estreitar relacionamento com grandes instituições e empresários, permitindo ampliar de forma significativa o meu networking, ganhando além de visibilidade profissional, uma satisfação enorme em poder contribuir com a sociedade por meio de um projeto social que ganhou força e repercutiu até fora do país”, destaca. 

Assim como Ana Laura, a empresária Thiliê Aragão, que hoje comanda sua própria empresa de intervenções artísticas, reforça os benefícios na busca de ampliar o conhecimento teórico aliado à prática. “Para mim, a pós-graduação representa uma abertura de possibilidades a mais, tanto pra aplicar os meus conhecimentos na minha própria empresa, como para aceitar trabalhos como consultora para outras empresas”, pontua a aluna de MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais

De acordo com ela, a Pós-Unifor oferece uma formação completa ao desenvolver competências como liderança e gerenciamento. “Acredito que o profissional contemporâneo precisa ser, acima de tudo, flexível e sempre disposto a aprender coisas novas. No mundo em que vivemos as informações são atualizadas a todo momento e quem não é capaz de acompanhar e se adaptar inevitavelmente fica para trás”, declara.

Para o futuro, Thiliê já traça os próximos planos da carreira empresarial. “Precisamos estar em constante evolução e procurar nos atualizar a todo momento. Imagino que meus próximos passos envolvam um MBA na área de gerenciamento empresarial ou talvez em inteligência de mercado”, finaliza.