null ADS: a sigla de sucesso em empregabilidade que mais cresce no País

Qui, 7 Janeiro 2021 15:20

ADS: a sigla de sucesso em empregabilidade que mais cresce no País

Em constante ascensão, o mercado de Tecnologia da Informação oferece diversas oportunidades na área


Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS):  área está entre as que mais realizam contratações formais no Brasil (Foto: Getty Images)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS): área está entre as que mais realizam contratações formais no Brasil (Foto: Getty Images)

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, objetiva capacitar alunos a elaborar soluções científicas, tecnológicas, além de contribuir para o desenvolvimento da área da computação e a sua aplicação no âmbito das organizações públicas e privadas da sociedade. 

José Alzir Falcão, professor e coordenador pedagógico do curso, destaca as principais características exigidas pelo mercado de trabalho para profissionais recém-graduados na área de ADS. “De acordo com o crescimento da área de Engenharia de Software e os seus avanços tecnológicos, há um destaque de profissionais qualificados que se adequem às vagas disponíveis. Nas melhores vagas no mercado de desenvolvimento de softwares, baseados na web, dispositivos móveis e plataforma de nuvem, percebe-se a busca por profissionais de perfil completo, que possuam competências técnicas nestas áreas, bom nível de inglês e capacidade de trabalhar em equipe”, afirma ele. 

Além disso, o professor explica que é um dos setores que mais oferecem vagas de emprego. “Diversas pesquisas apontam que esse cenário deve continuar assim por bastante tempo, pois o número de vagas supera a quantidade de candidatos qualificados”, comenta. 

O curso de ADS da Universidade de Fortaleza possui duração de dois anos e meio e está disponível no período da noite. “Sem sombra de dúvida, nosso curso oferece todas as condições necessárias para formar quem deseja estar preparado para essa nova realidade no mercado de trabalho, de maneira rápida, mas com uma formação de qualidade”, garante. 

Entre os principais diferenciais do curso oferecido pela Universidade, Alzir salienta sobre o compromisso em formar um profissional apto a acelerar a transformação digital. 

“A modernização de aplicativos é impulsionada pela necessidade de transformar os negócios para criar novos recursos e entregá-los rapidamente. Outro diferencial do nosso curso é formar um futuro profissional preparado para mudar a experiência de desenvolvedor e ser capaz de criar e entregar rapidamente novos aplicativos e serviços por meio da adoção de uma arquitetura e contêineres nativas da nuvem; adotar práticas recomendadas do DevOps para impulsionar uma cultura de automação e transformação; implantar aplicativos corporativos em plataformas de nuvem híbrida. Ou seja, melhorar a eficiência automatizando operações em seus ambientes híbridos multicloud”, completa ele.

Durante o curso, a principal metodologia aplicada consiste em tornar o egresso preparado para desenvolver soluções inovadoras baseadas em software para problemas do mundo real. “Seu perfil de competências é construído a partir de caminhos de aprendizagem que o levam a: aplicar métodos e técnicas para construção de softwares para os mercados de negócio e consumo, com equipes de diferentes perfis; efetuar a definição e administração dos ambientes de desenvolvimento e integração de sistemas software, com garantia da sua qualidade técnica em conformidade às normas legais; planejar de forma contínua e autônoma o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, pontua o professor. 

Portas abertas para o mercado de trabalho 

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade de Fortaleza, Luis Marcio Rodrigues concluiu a sua formação em 2020.2. O egresso, já havia realizado a sua primeira graduação em Jornalismo também na Unifor e concluiu sua pós-graduação em Marketing Digital. “Quando resolvi mudar de área, já sabia que a Unifor seria minha escolha. Conversei antes com a coordenação, já que eu vinha de uma formação da área de humanidades. Desde o início, todos foram muito receptivos e me deram todo o suporte e apoio para essa transição”, conta ele.

Atual desenvolvedor IOS em uma empresa de São Paulo, Luis destaca que o curso o possibilitou ingressar em novas oportunidades no mercado de trabalho. “Nunca havia tido contato com o mundo da programação e o curso me abriu muitas portas. Posso destacar como fundamentais para o meu desenvolvimento, a dedicação e paciência dos professores que tive durante a trajetória. Além de cursar ADS na Unifor, meu primeiro estágio na área também foi na própria Universidade, contribuindo bastante na minha evolução e possibilitando minha entrada no mercado de trabalho com menos de um ano de experiência”, enfatiza. 

Já para Rubens Moura Augusto, o desejo em cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas já era presente desde a sua adolescência. “Nessa época, cheguei a fazer um curso técnico de informática quando tinha vinte anos. Entretanto, a vida me levou para a área de administração, onde concluí minha formação. Mas, aos trinta e oito anos, a vontade de adolescente reacendeu novamente e decidi fazer o que realmente tinha vocação. Optei por ingressar no curso de ADS na Universidade de Fortaleza devido ao período de formação ser menor e não me arrependo da minha escolha”, relata ele.

Graduado em 2020.2 e atual programador de software, Rubens destaca que a graduação em ADS agregou positivamente à sua anterior formação em Administração. “Com os dois cursos, me tornei um profissional mais completo. Logo no segundo semestre de ADS, já consegui fazer parte da T.I do grupo Edson Queiroz e, faltando apenas seis meses para concluir a minha formação, já consegui me inserir em um trabalho de tempo integral. Meus professores se mostraram grandes mestres e procuraram passar o máximo possível do seu conhecimento”, declara. 

Quer estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Vem pra Unifor!

Inscreva-se em unifor.br